| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

30 de março de 2013

:: Sábado de Aleluia terá a tradicional 'Malhação de Judas'

No próximo dia 30 de março, sábado de Aleluia, às 12h, acontece a tradicional “Malhação do Judas” na Praça da Matriz. Como de costume, crianças ficarão ao redor do “boneco” para “malhar” a figura de Judas, conhecido nas passagens bíblicas por ser o traidor de Jesus Cristo. Neste ano, no interior do boneco estão 10 quilos de balas e várias moedas, que fazem alusão ao dinheiro que Judas ganhou para trair Jesus.

Em muitas cidades, a tradição foi proibida devido ao abuso das agressões e vandalismos. Em Atibaia, a “malhação” na Praça da Matriz é acompanhada e monitorada por funcionários da Secretaria de Cultura. O evento também acontece nos bairros do Alvinópolis, Caetetuba e Rio Abaixo, onde é possível encontrar outros bonecos e muitas pessoas que mantém a tradição secular.

Malhação do Judas

Costume trazido pelos portugueses e espanhóis para a América Latina, esta tradição está incorporada aos costumes de vários outros povos do mundo. “Ao que tudo indica, a queima do Judas poder estar relacionada ao rito pagão do Fogo Novo, herdados dos Hebreus”, explica a gerente de Folclore e Cultura Popular, Lilian Vogel. No século XIX, na Córsega, era costume um grupo de rapazes percorrer a ilha, no sábado de aleluia, gritando “Fogo Novo”. Na Lorena Francesa, este fogo era feito com a palma benta em anos anteriores e queimado na porta do cemitério. Na Alemanha, vestia-se um menino de Judas para depois sofrer a prova do fogo sendo balançado por cima da fogueira. Há lugares onde os bonecos  são queimados na frente dos cemitérios ou igrejas e outros podem sofrer um tiro de fuzil. Também pode ser lido o “testamento do Judas”, que é condenado por enforcamento.

“No Brasil, temos a informação deste ritual desde o século XVIII, quando alguns bonecos, no Rio de Janeiro, eram queimados com fogos de artifício presos no ventre”, contou a gerente. No folclore, a figura do Judas Iscariotes, o traidor de Jesus, foi substituída por críticas à situação do momento (políticos e governantes são os mais esteriotipados).

As vestes também sofreram alterações, não sendo mais as roupas de linho e algodão, mas paletó, gravata, terno ou qualquer roupa que o identifique com o personagem mais comum do momento. Seu recheio pode ser de palha, capim, algodão ou papel. Pode ficar pendurado a um poste, uma árvore ou qualquer outro lugar bem visível ao povo. Geralmente são as crianças e jovens os mais interessados nesta brincadeira. Em Atibaia, os bonecos costumavam ser pendurados defronte ao Hotel São João e  no Cine República.
 

Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia

:: Entrando em Cena convida para Oficina de Arte Gráfica de Rua

O Instituto Entrando em Cena convida a população de Bragança Paulista e região para mais uma de suas oficinas culturais oferecidas gratuitamente através do projeto Entrando em cena - Primeiro ato. A próxima ação é a oficina de arte gráfica de rua, onde os participantes estarão em contato com a intervenção gráfica. A oficina será realizada no dia 30 de março das 14h às 18h no coletivo casa 30, localizada na Rua José Domingues, centro de Bragança Paulista. As inscrições devem ser realizadas através do email: produção@entrandoemcena.org.br. A oficina é destinada a interessados em geral, de todas as idades.

A proposta é iniciar o contato com o Stencil art, onde se aplica tinta através de um molde delineado e cortado com a imagem selecionada pelo artista. Esse molde pode ser usado outras vezes em diversos lugares, como por exemplo, paredes, quadros, skates ou tecidos. O Stencil art é muito proveitoso para intervenção urbana, para decoração de ambientes ou de roupas.

A oficina de arte gráfica de rua será ministrada pelo Matias Picón, que é artista plástico, designer gráfico e designer de ambientes, além de atuar em produção artística na área de artes visuais e música. Matias teve seus trabalhos expostos na Virada Cultural Paulista- SP, na Bienal Nacional de Gravura- Atibaia, no Marte Centro Cultural- Uruguai e na L.A. Atibaia exchanging art- Estados Unidos, entre outras exposições.

REALIZAÇÃO - O “ENTRANDO EM CENA CONVIDA” faz parte dos projetos socioculturais realizados pelo Instituto Entrando em Cena, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundado em 2010 com a missão de utilizar a arte para despertar na juventude o desejo de transformar a sociedade. O Instituto elegeu a cidade de Bragança Paulista como sua sede, pois acredita no grande potencial da cidade e no importante papel da cultura em seu desenvolvimento. Para a realização de seus projetos, o Instituto conta com a parceria da empresa “Jaya – Projetos Culturais”, e com o patrocínio das empresas CSN e Capricórnio Têxtil, através do incentivo do ProAC  - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.

SERVIÇO – OFICINA DE ARTE GRÁFICA DE RUA

Dia: 30/03 – das 14h às 18h
Grátis
Inscrições através do email: produção@entrandoemcena.org.br
Local: Rua José Domingues, 30 - Centro de Bragança Paulista.
Mais informações -  www.facebook.com/institutoentrandoemcena        
Site: www.entrandoemcena.org.br

Por: Raisa Giovana - Instituto Entrando em Cena

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 364

 

publicidade

últimas notícias

:: Comerciantes de Atibaia devem providenciar placa "COMDECON Telefone 156"
30/07/2015 11:55:46

:: Recesso parlamentar na Câmara de Atibaia termina na próxima segunda-feira (3)
30/07/2015 11:41:40

:: Neste final de semana acontecem partidas pelo Campeonato Municipal de Futebol e Paulistão Sub 17 e 20
30/07/2015 11:39:26

:: VI Conferência Municipal de Assistência Social acontece na próxima segunda-feira
30/07/2015 11:37:54

:: Correios vão abrir concurso público para cerca de 2 mil vagas
29/07/2015 11:50:33


Jovem de Atibaia é presa ao desembarcar com cocaína em Hong Kong, diz polícia
1278 visitas
Placa do Estacionamento Rotativo Área Azul descumpre resolução do CONTRAN
648 visitas
Correios vão abrir concurso público para cerca de 2 mil vagas
638 visitas
Secretaria da Saúde lança censo inédito para mapear número de pessoas com hepatite C em todo Estado
588 visitas
Polícia Civil prende em Atibaia homem que se passava por médico
581 visitas

publicidade