| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

29 de agosto de 2016

:: 2º Festival de Arte e Tecnologia traz artistas conceituados e ideias inovadoras para Atibaia
De 02/07/16 a 28/10/16.

No dia 2 de julho ocorreu a festa de abertura do 2º Festival de Arte e Tecnologia da Incubadora de Artistas. O evento foi sucesso de público e proporcionou aos visitantes a incrível experiência de conversar com os artistas responsáveis pelas obras apresentadas. Todos os realizadores estiveram presentes, explicando os trabalhos e trocando ideias sobre seus conhecimentos. O único evento voltado a esse tema na região cumpriu o objetivo de aproximar os moradores locais de obras inovadoras, que geralmente só são vistas em grandes centros urbanos, criadas por especialistas em arte e tecnologia reconhecidos no Brasil e exterior.


(Foto: Ricardo de Paula)

A exposição, que segue até 28 de outubro, pode ser vista de quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas e, aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas, na Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro – Atibaia. A mostra também recebe visitas monitoradas de escolas, associações e entidades.


(Foto: Ricardo de Paula)

Na primeira edição do Festival de Arte e Tecnologia, que ocorreu em 2015, a Incubadora de Artistas recepcionou o maior número de excursões escolares de Atibaia e cidades vizinhas, desde sua inauguração. Os jovens, habituados com o universo tecnológico moderno, encantam-se com os trabalhos e ideias propostos pelos artistas. É uma grande chance de oferecer às crianças o contato com esse tipo de arte fora do circuito das capitais. Os professores podem agendar as visitas através do e-mail contato@incubadoradeartistas.com.br.

O Festival

O 2º Festival de Arte e Tecnologia tem curadoria de Josy Panão e Paloma Oliveira, produção de Cybelle Oliveira e obras de Thiago Hersan, Mateus Knelsen, Juliana França e OHMS (Our Home MakerSpace, coletivo formado por Dado Sutter, Mariana Salles e Antonio Lutfi).


(Foto: Ricardo de Paula)

Os trabalhos reunidos nesta edição do festival surgiram a partir de questionamentos sobre as ferramentas tecnológicas e seus limites, que envolvem não só os processos poéticos dos artistas, mas também a forma como podem convocar o público para dentro dessa atmosfera efêmera, fluída e híbrida de criação. 


(Foto: Ricardo de Paula)

Família e Tecnologia

Na sala principal, os visitantes podem se emocionar com os trabalhos de Mateus Knelsen que, partir de suas lembranças de família, quase sempre mediadas por fotos de arquivos pessoais, compartilha e insere o público na fabulação que lhe permite criar um outro tipo de relação íntima com seu pai (uma forma possível de experimentar no presente sua existência ausente). O público, diante dos trabalhos de Mateus, invade, interfere, manipula e devassa paisagens íntimas oriundas de suas memórias e afetos.


(Foto: Ricardo de Paula)

XOXOXOLOLOLOL

Entre os contrastes do analógico e do digital, Thiago Hersan, com o trabalho XOXOXOLOLOLOL, propõe pensar sobre as relações que perpassam, se intensificam ou se desvanecem nas redes sociais. Ele cria uma nova rede social de afetos espalhando seus beijos carimbados aos quatro ventos do mundo “real” e “virtual”, ressignificando as formas de comunicação e de afetação que vêm desse gesto (o beijar).  O artista ainda convida sutilmente o público a fazer parte de sua obra e da rede, através dos beijos.


(Foto: Ricardo de Paula)

Parede Invisível

A obra criada pelos OHMS (Our Home MakerSpace, coletivo formado por Dado Sutter, Mariana Salles e Antonio Lutfi), desmaterializa o corpo e o transforma em uma espécie de janela mágica que nos permite ver através de uma parede. Um jogo entre o corpo do público, os dispositivos tecnológicos e abstrações binárias da programação, faz com que uma parede desapareça e revele o que se passa do outro lado da sala.


(Foto: Ricardo de Paula)

1+1=3

De 4 a 6 de julho, a Incubadora de Artistas recebeu a residência artística 1+1=3, de Juliana França. O público foi convidado a fazer parte da obra que convida a pensar sobre as relações entre corpo e tecnologia, provocando a invenção de extensões corporais a partir de materiais simples.  A obra de Juliana França mostra que quando a tecnologia se soma aos nossos corpos, a matemática 1+1=2 não é necessariamente válida, e podemos ter um resultado mais parecido com 1+1=3. Não se trata de uma soma, nem uma subtração, mas de um outro, um novo organismo que se forma.


(Foto: Ricardo de Paula)

Serviço:

2º Festival de Arte e Tecnologia de Atibaia
Data:  De 2 de julho a 28 de outubro de 2016
Horário: De quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas; sábados e domingos, das 15 às 19 horas
Local: Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro – Atibaia (SP)
Entrada Gratuita!
Curadoria: Paloma Oliveira e Josy Panão
Produção: Cybelle Oliveira
Artistas convidados: Thiago Hersan, Mateus Knelsen, Juliana França, OHMS (Dado Sutter, Mariana Salles, Antonio Lufti)
Site: 
atibaia.flab.space/

Outras Informações
Incubadora de Artistas
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: 
contato@incubadoradeartistas.com.br
Site:
www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook:
www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil

Por: Assessoria de Imprensa Incubadora de Artistas

:: Museu Olho Latino expõe xilogravuras de um dos principais artistas da Arte Moderna Brasileira
De 04/07/16 a 31/08/16.

A mostra “Xilogravuras” do artista plástico Xico Stockinger está em exposição de 04 de julho a 31 de agosto no Museu Olho Latino, situado no 1º andar do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, em Atibaia, SP. A curadoria é do prof. Dr. Paulo Cheida Sans.

A exposição é composta por gravuras do artista que foram doadas pelo MARGS  - Museu de Arte do Rio Grande do Sul “Aldo Malagoli” -  para a coleção do Museu Olho Latino. As obras foram realizadas nas décadas de 50 e 60 e correspondem à reedição impressa das matrizes originais feita em 2008 e 2009.

Francisco Stockinger, conhecido como Xico Stockinger, nasceu na Áustria em 1919, radicou-se no Brasil em 1922 e veio a se naturalizar brasileiro em 1956. No Brasil, residiu inicialmente no Rio de Janeiro e viveu a partir de 1950 em Porto Alegre, onde morreu aos 89 anos em 2009. Stockinger começou a realizar esculturas no Rio de Janeiro e fez aprendizado com Bruno Giorgi de 1947 a 1950. Conviveu com nomes do modernismo brasileiro, como Di Cavalcanti, Milton Dacosta e Iberê Camargo. O artista, além de ser um dos principais escultores modernos brasileiros, foi também gravurista, fotógrafo, chargista, artista gráfico e gestor cultural, sendo uma das personalidades brasileiras de maior destaque no mundo das artes.

Stockinger foi diretor-executivo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul e figura no acervo deste Museu, do Museu Nacional de Belas Artes, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e do Museu de Arte de Belo Horizonte. Recebeu prêmios do Salão Nacional de Belas Artes, Salão Câmara Municipal do Distrito Federal, Salão Câmara de Porto Alegre, Salão Nacional de Belas Artes de Belo Horizonte, Salão Paulista de Arte Moderna, Spar/ Bahia, entre outros. Participou, dentre inúmeras mostras, das VI, VII, VIII Bienal Internacional de Arte de São Paulo (1961, 63 e 65) e representou o Brasil na Bienal de Carrara, Itália, em 1962. Recebeu, entre outras distinções, o título de cidadão honorário de Porto Alegre em 1994 e o prêmio na área de artes plásticas outorgado pelo Ministério da Cultura em 1997. Recebeu também a Medalha do Governo do Estado da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em 1999, pela sua importância na arte brasileira.

É de autoria de Stockinger com Eloisa Tregnago um conjunto de duas esculturas de bronze, obra pública famosa em Porto Alegre, que faz parte do Monumento à Literatura situada na Praça da Alfândega desde 2001, onde as peças, representando Carlos Drummond de Andrade em pé, lê para Mário Quintana, sentado em um banco.

Xico Stockinger é considerado um dos maiores artistas plásticos brasileiros, responsável, ao lado de grandes mestres escultores, como Sérgio Camargo, Amílcar de Castro e Franz Weissmann, pelo avanço e consolidação da arte moderna e contemporânea no país.

Para o curador Paulo Cheida, o Museu Olho Latino se sente honrado em poder mostrar obras da magnitude de um artista imortal como Xico Stockinger que é, sem dúvida, considerado pelos críticos, como um dos principais artistas do país, dado a importância de seu legado artístico.

A mostra “Xilogravura” do artista plástico Xico Stockinger pode ser visitada até 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511, Parque das Águas, na Estância de Atibaia, SP. A realização da mostra é do Museu Olho Latino e da Secretaria de Cultura e Eventos.

Serviço:
Exposição: “Xilogravuras” – do artista plástico Xico Stockinger.

Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Período da mostra: 04 de julho a 31 de agosto de 2016.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Local: Museu Olho Latino.
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Estância de Atibaia, SP.

 

Por: Assessoria de Imprensa Museu Olho Latino

:: Tem bike na parede! Clube Atibaiense de Fotografia realiza sua 57ª exposição fotográfica
De 14/07/16 a 31/08/16.

O Clube Atibaiense de Fotografia (CAF) promove a partir desta quinta-feira, 14 de julho, às 20h, sua 57ª exposição fotográfica. Com o título “Tem bike na parede!”, a mostra busca unir o universo artístico e bicicletas por meio das imagens dos fotógrafos profissionais e amadores do Clube. Os apreciadores da arte de escrever com luz terão até o dia 31 de agosto para prestigiar as fotografias, no Fran’s Café, localizado na avenida Lucas Nogueira Garcez, 2.546, no bairro Vila Thaís, em Atibaia (SP).

A ideia de reunir uma coletânea de imagens, na qual a bicicleta é o foco das atenções, surgiu durante as reuniões dos integrantes do Clube Atibaiense de Fotografia, realizadas mensalmente, na Incubadora de Artistas – Praça Claudino Alves, 78 (Praça da Matriz), no Centro.

Há mais de 25 anos o CAF une amantes da fotografia, apaixonados por arte e apoiadores para apresentar ao público imagens produzidas por seus membros.

“Sem seus integrantes o Clube não existiria, assim como seus apoiadores. Por exemplo, a Alfa Freitas Moschella, que decidiu contribuir com a nossa 57ª exposição fotográfica. E, claro, a Incubadora de Artistas que cede o seu espaço para a promoção dos nossos encontros. Somos muito gratos por todos que acreditam em nosso trabalho e em nossas ações. Há mais de duas décadas e meia continuamos firmes no propósito de levar a fotografia até as pessoas. Esperamos que gostem de cada imagem, pois elas foram cuidadosamente clicadas e pensadas por cada um de nós”, afirma o presidente do Clube, Flávio Pileggi.

“Tem bike na parede!” acompanha o momento atual, onde muitas pessoas abraçaram a causa das bicicletas - em busca de uma vida mais saudável e um meio de transporte alternativo e ecológico. "Nossos fotógrafos irão apresentar nesta mostra seus diferentes e incríveis olhares sobre o tema", explica a vice-presidente do Clube, Kathya Silva.

A 57ª exposição do Clube Atibaiense de Fotografia é um encontro de imagens, que promete te fazer viajar de bicicleta por diferentes lugares e de diversas maneiras. Outras informações no site do Clube www.fotoclubeatibaia.com.br ou por meio do telefone (11) 9-9969-6477.
 

Por: Mariza Lemos - Clube Atibaiense de Fotografia

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 280

 

publicidade

últimas notícias

:: Regimento, tarifa de água e denominação de rua estão na sessão da Câmara desta segunda
29/08/2016 11:09:33

:: Climed/Atibaia perde na esreia do Campeonato Paulista de Vôlei Masculino
29/08/2016 10:54:03

:: Nível do sistema Cantareira perde água nesta segunda
29/08/2016 10:47:39

:: Programa oferece bolsa de estudos para professores fazerem mestrado no Reino Unido
29/08/2016 10:34:58

:: Fiscalização aplica multas por fumaça preta de veículos a diesel nas principais rodovias e avenidas do estado
29/08/2016 10:04:08


Pedra Grande é eleita uma das 7 Maravilhas da Região
7652 visitas
Apostador de Atibaia acerta sozinho na Quina
6624 visitas
Atibaia sedia o 2º Festival da Cachaça Artesanal Entre Serras e Águas
2389 visitas
Fim de semana tem voleibol em dose dupla em Atibaia
951 visitas
Adolescente é detido após confessar assassinato do pai em Atibaia
846 visitas

publicidade