| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

25 de abril de 2014

:: Museu Olho Latino expõe 'Cenas de um Novo Mundo' no Fórum Cidadania
De 22/04/14 a 23/05/14.

O Museu Olho Latino apresenta a mostra coletiva de gravuras “Cenas de um Mundo Novo”, de 22 de abril a 23 de maio, no 1º andar do Fórum Cidadania, dando continuidade a sua agenda de exposições em Atibaia. Com curadoria de Paulo Cheida Sans, a mostra reúne 13 gravuras de 04 artistas nas técnicas de xilogravura e gravura em metal.

Paulo Cheida escolheu obras do acervo Olho Latino de quatro artistas que são importantes no cenário artístico nacional. Participam da mostra os seguintes artistas: Carlos Pedrosa, Clara Pechansky, Glaé Macalós e Marlene Crespo.

O título da mostra refere-se ao sentido poético das obras expostas que transmitem serenidade, esperança e também uma “pitada” de revolta da sociedade às questões injustas.

Sobre os expositores:

Carlos Pedroso reside em Belo Horizonte e é professor de gravura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Recebeu o Prêmio Olho Latino na 5ª Bienal Nacional de Gravura realizada pelo Museu Olho Latino em Atibaia, em 2011.

Clara Pechansky reside em Porto Alegre. É bacharel em pintura pela Escola de Belas Artes de Pelotas, tem licenciatura em Desenho e História da Arte pela UFRGS. Estudou com Aldo Locatelli, Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Xico Stockinger e Danúbio Gonçalves. Conta com mais de 20 exposições individuais no Brasil e no exterior e mais de 50 mostras internacionais em 18 países.

Glaé Eva Macalós reside em Porto Alegre e iniciou a sua carreira artística na década de 60. Recebeu premiações em vários eventos, tais como: Medalha de Ouro no Salão de Artes de Novo Hamburgo; 2º lugar em Gravura no Salão Fundarte de Desenho e Gravura de Montenegro; Prêmio Aquisição de Gravura no 5º CONARTE; Menção Honrosa em Gravura no 5º Salão de Artes Plásticas em Avaré, SP. No exterior, entre outras mostras, expôs no "Second International Graphic Triennial - Bitola 97", na Macedônia, e no 16º Miniprint Internacional de Cadaqués 96, Barcelona.

Marlene Crespo reside em São Paulo. Iniciou a sua carreira artística na década de 60, tendo participado da IX Bienal de São Paulo em 1967 e do Salão da cidade de Porto Alegre, em que recebeu o primeiro prêmio. Nos anos setenta, já em São Paulo, colaborou com ilustrações em revistas, livros e jornais, inclusive na Folha de São Paulo e no alternativo Movimento, expressão de resistência à ditadura militar. A partir de 1985, começou seu trabalho em xilo e linoleogravura. Expôs individualmente em vários locais, como na galeria SESC Paulista, no Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis, no Centro Universitário Maria Antonia e também no Japão, em Tóquio, Kioto, Osaka, Fukuoka, Hamamatsu, e outras cidades japonesas. Dentre seus livros publicados, é autora e ilustradora do livro Saci, the Jungle`s Elf , editado pela editora japonesa Shinseken, com versões em inglês, japonês, português e espanhol.

O Museu Olho Latino está realizando as exposições no espaço do 1º andar do Fórum Cidadania, enquanto aguarda o término da reforma do Centro de Convenções “Victor Brecheret”, onde tem o seu espaço expositivo. A mostra conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Eventos.

A exposição poderá ser visitada até 23 de maio, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h no Fórum Cidadania na Av. Nove de Julho, 185, Centro, em Atibaia, SP.


Serviço:

Exposição: “Cenas de um Novo Mundo” – mostra de gravuras do acervo Olho Latino.
Expositores: Carlos Pedrosa, Clara Pechansky, Glaé Macalós e Marlene Crespo.
Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Período da mostra: 22 de abril a 23 de maio de 2014.
Local: 1º andar do Fórum Cidadania.
Horário de visitação: de segunda à sexta - feira, das 10h às 16h (Entrada gratuita).
Endereço: Av. Nove de Julho, 185, Centro, Atibaia, SP.
Organização: Museu Olho Latino.
Apoio: Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura de Atibaia.


 

Por: Luciene Sans - Assessoria de Imprensa Olho Latino

:: Projeto + 1 Coletivo faz única apresentação em Atibaia do espetáculo Sub[linhas]

Falar das relações humanas de uma forma poética e retratar as relações do indivíduo com o coletivo por intermédio da linguagem da dança. Esta é a essência que move o espetáculo SUB[LINHAS], do Projeto + 1 Coletivo, que faz única apresentação em Atibaia no dia 25 de abril de 2014, sexta-feira, às 20h, na EMEF José Aparecido Ferreira Franco (Rua Dr. Lourença de Sá Albuquerque, s/n – JD Brasil). O espetáculo tem Entrada Franca.

Com a concepção e direção de Edson Fernandes, o espetáculo mostra as expectativas de aproximação e distanciamento do ser humano para si próprio e do indivíduo em relação ao coletivo. Os intérpretes criadores Edson Fernandes e Lina Gómez desafiam o expectador a questionar a si mesmo a partir do outro ser humano. No palco, representam pessoas que de alguma maneira usam o tempo e o espaço como ferramentas de diálogos. “Nesse trabalho Lina e eu buscamos interagir como se o espaço usasse as linhas e traços de nossos corpos, criando um ambiente onde se pode transportar para um lugar que os corpos fiquem suspensos e leves, mas, ao mesmo tempo, com esses corpos se comportando de forma pesada e densa”, explica Edson Fernandes.

A proposta das linhas surgiu do trabalho de Fernandes como artista plástico, onde usa este elemento como ponto de início para a criação, seja em uma instalação, pintura ou desenho.

A cenografia de Sub[linhas] nasceu de um dos trabalhos de artes plásticas de Fernandes intitulado “Esperado”. Já o figurino foi baseado em tons mais claros, criando um universo mais imaginário e poético. A iluminação segue este mesmo padrão com o objetivo de levar o público para um universo paralelo ou uma atmosfera suspensa. Faz parte da cenografia sapatos pretos. Os sapatos são amarrados por linhas vermelhas e são deslocados pelo espaço onde os bailarinos atuam. “Uso esses sapatos como se fossem extensões de pessoas que passam nas nossas vidas. Que ficam e que vão. Isso causa um rastro, traços e linhas. Tudo isso são substâncias de questionamentos neste trabalho”, conclui Edson Fernandes.

Sobre Projeto+1coletivo

O coletivo foi criado em 2011 na cidade de São Paulo. É o desdobramento e continuidade da pesquisa artística de Edson Fernandes que se iniciou com a criação da Cia. Riscas de Dança Contemporânea em 2006 na cidade de Ribeirão Preto.
A ideia substancial do coletivo é a soma de várias vertentes artísticas para provocar o encontro de artistas e suas diferentes linguagens, criando assim, possibilidades de potencializar o indivíduo e seus questionamentos a partir de interações artísticas.

Ficha técnica

Concepção e direção: Edson Fernandes
Intérpretes-criadores: Lina Gómez e Edson Fernandes
Trilha sonora: Aquiles Guimarães
Design de luz: Ari Buccioni
Orientação teatral: Fernando Oliveira
Cenografia:  Projeto+1coletivo
Assessoria de figurinos: Lina Gómez
Produção executiva: SM Produções Artísticas (Selma Marques)
Produção de campo: Selma Marques, Sônia Thomsem e Arlete Barbosa
Registros de fotos e vídeos: Projeto+1coletivo e Glauce Gomes 
Design gráfico: Onart Design e Comunicação
Assessoria de imprensa: 7 Fronteiras Comunicação

Serviço

Sub[linhas]
EMEF José Aparecido Ferreira Franco
Rua Dr. Lourenço de Sá Albuquerque s/n – Jd Brasil
Dia: 25 de abril de 2014, às 20h
Entrada Franca
Classificação Etária: Livre

 

Por: Assessoria de Imprensa Projeto + 1 Coletivo

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 506

 

publicidade

últimas notícias

:: Sebrae-SP lançará projeto Empreender em Atibaia
24/04/2014 11:59:42

:: Artigo: Precisa-se de profissionais multitarefas
24/04/2014 11:40:13

:: Coluna do Colaborador: Vacinação dos idosos começa em maio
24/04/2014 11:01:32

:: Coluna do Colaborador: Dicas para o correto dimensionamento da instalação elétrica do imóvel
24/04/2014 10:58:23

:: Procura-se envelope com documentos
24/04/2014 10:52:23


Inscrições para cursos gratuitos de qualificação estão abertas
870 visitas
Homem de 33 anos é morto a facadas no Recreio do Estoril em Atibaia
561 visitas
Vereador Paulo Jesus questiona aumento da tarifa de ônibus
311 visitas
Da brincadeira em Atibaia à MLB: a busca de Rienzo por um lugar ao sol
240 visitas
Atibaia recebe médicos do programa 'Mais Médicos' do Governo Federal
192 visitas

publicidade