| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

06 de fevereiro de 2016

:: Artista que iniciou a carreira em Atibaia expõe no Museu Olho Latino
De 26/01/16 a 26/02/16.

A mostra “Do desenho à Monotipia” do artista João Bosco de Oliveira está em exposição de 26 de janeiro a 26 de fevereiro no Museu Olho Latino, situado no 1º andar do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, em Atibaia, SP. A curadoria é do prof. Dr. Paulo Cheida Sans.

A exposição é composta por desenhos em técnicas mistas da série “Manequins Urbanos” e colagens com monotipias da série “Santeiros”, representando a trajetória do artista desde a década de 80. O artista João Bosco expôs pela primeira vez no V Encontro de Artes Plásticas de Atibaia, realizado no Museu João Batista Conti, em 1973. Participou também de mais duas edições do Encontro de Artes nos anos seguintes e depois não parou mais de expor e de se enveredar em trabalhos artísticos profissionais.

João Bosco de Oliveira é artista plástico e ilustrador. Desde a sua infância gostava de desenhar em sua cidade natal, Redenção, e também em Taubaté, onde morou na sua juventude. Frequentou ateliês de artistas, como o de Sebastião Justino, Adão Silvério e Toninho Mendes e pode acompanhar a realização de trabalhos murais de grandes formatos realizados por Justino. A sua carreira é pautada pela experiência na área e o seu grande aprendizado é o de sempre observar e querer se desenvolver buscando soluções técnicas adequadas para o seu meio de expressão artística.

O artista fez parte do quadro de ilustradores da Folha de São Paulo por cerca de 5 anos para a coluna Tendências / Debates e também para a Revista Época e outras publicações. Recebeu premiações em Salões de Arte e é detentor do Prêmio Business de Pintura, realizado no Museu de Arte Contemporânea de Campinas em 1995. Participa assiduamente de exposições, como do Livro sobre a morte (Coletiva de arte-postal) no MuBE - Museu Brasileiro de Escultura - em São Paulo, em 2010. Participou da 5ª e 6ª Bienal do Esquisito e da 5ª Bienal de Gravura, eventos realizados pelo Museu Olho Latino em Atibaia, nos anos de 2010, 2011 e 2012.

João Bosco realizou oficinas de Artes Plásticas em vários Centros Culturais de inúmeras cidades. Coordenou o Ateliê Espaço Oito, no Hospital Candido Ferreira, em Campinas, por quinze anos, desenvolvendo trabalho de sensibilização para as artes e investimento no potencial humano e artístico dos participantes. Atualmente é curador das exposições no Espaço Cultural da Livraria Pontes em Campinas.

Para o curador Paulo Cheida, a mostra de João Bosco é muito significativa por expor uma seleção de obras que representa uma trajetória artística de vários anos. Cheida observa ainda que o meio cultural de Atibaia deve se orgulhar de que um artista, da estirpe do João Bosco, iniciou a carreira na cidade na década de 70, num dos principais Salões do Estado de São Paulo.

A mostra “Do Desenho à Monotipia” do artista plástico João Bosco pode ser visitada até 26 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511, Parque das Águas, na Estância de Atibaia, SP. A realização da mostra é do Museu Olho Latino e da Secretaria de Cultura e Eventos.

Serviço:
Exposição: “Do Desenho à Monotipia” – do artista plástico João Bosco. Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Período da mostra: 26 de janeiro a 26 de fevereiro de 2016.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Local: Museu Olho Latino.
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Estância de Atibaia, SP.

Por: Paulo Cheida Sans - Museu Olho Latino

:: Programação do Carnaval 2016 em Atibaia
De 04/02/16 a 09/02/16.

A programação começa já neste final de semana: no dia 23 de janeiro, às 15h, acontece o tradicional Em fevereiro, a festa começa no dia 4, com o Baile da Melhor Idade, às 15h, no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), que fica ao lado da Igreja do Cristo Rei, no bairro do Alvinópolis. No dia 5, os carnavalescos irão se encontrar no “Bloco do Caveira”, à meia-noite, em frente ao Cemitério São João Batista, no Centro, todos fantasiados de mortos-vivos, fantasmas e “outras assombrações”, e percorrerão as ruas do Centro para “assustar” quem passar pela frente.

A programação principal do Carnaval 2016 começa no dia 6 de fevereiro (sábado) e segue até dia 9 (terça-feira). Durante esses quatro dias, a partir das 15h serão realizadas atrações tanto na Praça da Matriz quanto na Arena do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”.

Na Matriz, os foliões poderão se divertir no “Carnapraça”, que terá apresentações todos os dias do cantor Altemar Dutra Jr e banda, além da Folia dos Bonecões. Haverá ainda shows com o grupo “Demônios da Garoa” no sábado (6); e com os “Originais do Samba” na terça-feira (9), ambos a partir das 17h.

Já na Arena do Centro de Convenções a folia tem início às 15h, com o grupo Swingagem e, em seguida, com a animação do “Carnaxé” e “Carnacountry”, com a banda Auê em um grande trio elétrico. Já a partir das 20h, na passarela montada no Centro de Convenções, o público poderá conferir o desfile dos blocos e das escolas de samba.

Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 297

 

publicidade

últimas notícias

:: Confira sete dicas para curtir o Carnaval de forma saudável
05/02/2016 13:09:55

:: Veja o que abre e fecha nos serviços públicos estaduais no Carnaval
05/02/2016 12:20:40

:: Casa do Caminho abre curso de Capacitação para Cuidadores de Crianças com Deficiência e Autismo
05/02/2016 12:11:09

:: Rodovias de SP devem receber mais de 4 milhões de veículos no carnaval
05/02/2016 11:21:00

:: Nível do Sistema Cantareira sobe pela quinta vez consecutiva em fevereiro
05/02/2016 11:01:54


Adolescente morre após assalto e troca de tiros com a polícia em Atibaia
1950 visitas
Justiça determina afastamento do prefeito de Atibaia Saulo Pedroso
1476 visitas
Palestra gratuita em Atibaia ensina cardápios práticos e saudáveis para o dia a dia
791 visitas
Veja a programação do Carnaval 2016 de Atibaia
511 visitas
Fundap abre inscrições para programa de estágio
302 visitas

publicidade