COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

29 de setembro de 2016

:: 2º Festival de Arte e Tecnologia traz artistas conceituados e ideias inovadoras para Atibaia
De 02/07/16 a 28/10/16.

No dia 2 de julho ocorreu a festa de abertura do 2º Festival de Arte e Tecnologia da Incubadora de Artistas. O evento foi sucesso de público e proporcionou aos visitantes a incrível experiência de conversar com os artistas responsáveis pelas obras apresentadas. Todos os realizadores estiveram presentes, explicando os trabalhos e trocando ideias sobre seus conhecimentos. O único evento voltado a esse tema na região cumpriu o objetivo de aproximar os moradores locais de obras inovadoras, que geralmente só são vistas em grandes centros urbanos, criadas por especialistas em arte e tecnologia reconhecidos no Brasil e exterior.


(Foto: Ricardo de Paula)

A exposição, que segue até 28 de outubro, pode ser vista de quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas e, aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas, na Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro – Atibaia. A mostra também recebe visitas monitoradas de escolas, associações e entidades.


(Foto: Ricardo de Paula)

Na primeira edição do Festival de Arte e Tecnologia, que ocorreu em 2015, a Incubadora de Artistas recepcionou o maior número de excursões escolares de Atibaia e cidades vizinhas, desde sua inauguração. Os jovens, habituados com o universo tecnológico moderno, encantam-se com os trabalhos e ideias propostos pelos artistas. É uma grande chance de oferecer às crianças o contato com esse tipo de arte fora do circuito das capitais. Os professores podem agendar as visitas através do e-mail contato@incubadoradeartistas.com.br.

O Festival

O 2º Festival de Arte e Tecnologia tem curadoria de Josy Panão e Paloma Oliveira, produção de Cybelle Oliveira e obras de Thiago Hersan, Mateus Knelsen, Juliana França e OHMS (Our Home MakerSpace, coletivo formado por Dado Sutter, Mariana Salles e Antonio Lutfi).


(Foto: Ricardo de Paula)

Os trabalhos reunidos nesta edição do festival surgiram a partir de questionamentos sobre as ferramentas tecnológicas e seus limites, que envolvem não só os processos poéticos dos artistas, mas também a forma como podem convocar o público para dentro dessa atmosfera efêmera, fluída e híbrida de criação. 


(Foto: Ricardo de Paula)

Família e Tecnologia

Na sala principal, os visitantes podem se emocionar com os trabalhos de Mateus Knelsen que, partir de suas lembranças de família, quase sempre mediadas por fotos de arquivos pessoais, compartilha e insere o público na fabulação que lhe permite criar um outro tipo de relação íntima com seu pai (uma forma possível de experimentar no presente sua existência ausente). O público, diante dos trabalhos de Mateus, invade, interfere, manipula e devassa paisagens íntimas oriundas de suas memórias e afetos.


(Foto: Ricardo de Paula)

XOXOXOLOLOLOL

Entre os contrastes do analógico e do digital, Thiago Hersan, com o trabalho XOXOXOLOLOLOL, propõe pensar sobre as relações que perpassam, se intensificam ou se desvanecem nas redes sociais. Ele cria uma nova rede social de afetos espalhando seus beijos carimbados aos quatro ventos do mundo “real” e “virtual”, ressignificando as formas de comunicação e de afetação que vêm desse gesto (o beijar).  O artista ainda convida sutilmente o público a fazer parte de sua obra e da rede, através dos beijos.


(Foto: Ricardo de Paula)

Parede Invisível

A obra criada pelos OHMS (Our Home MakerSpace, coletivo formado por Dado Sutter, Mariana Salles e Antonio Lutfi), desmaterializa o corpo e o transforma em uma espécie de janela mágica que nos permite ver através de uma parede. Um jogo entre o corpo do público, os dispositivos tecnológicos e abstrações binárias da programação, faz com que uma parede desapareça e revele o que se passa do outro lado da sala.


(Foto: Ricardo de Paula)

1+1=3

De 4 a 6 de julho, a Incubadora de Artistas recebeu a residência artística 1+1=3, de Juliana França. O público foi convidado a fazer parte da obra que convida a pensar sobre as relações entre corpo e tecnologia, provocando a invenção de extensões corporais a partir de materiais simples.  A obra de Juliana França mostra que quando a tecnologia se soma aos nossos corpos, a matemática 1+1=2 não é necessariamente válida, e podemos ter um resultado mais parecido com 1+1=3. Não se trata de uma soma, nem uma subtração, mas de um outro, um novo organismo que se forma.


(Foto: Ricardo de Paula)

Serviço:

2º Festival de Arte e Tecnologia de Atibaia
Data:  De 2 de julho a 28 de outubro de 2016
Horário: De quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas; sábados e domingos, das 15 às 19 horas
Local: Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro – Atibaia (SP)
Entrada Gratuita!
Curadoria: Paloma Oliveira e Josy Panão
Produção: Cybelle Oliveira
Artistas convidados: Thiago Hersan, Mateus Knelsen, Juliana França, OHMS (Dado Sutter, Mariana Salles, Antonio Lufti)
Site: 
atibaia.flab.space/

Outras Informações
Incubadora de Artistas
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: 
contato@incubadoradeartistas.com.br
Site:
www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook:
www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil

Por: Assessoria de Imprensa Incubadora de Artistas

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 337

 

publicidade

últimas notícias

:: Rua do Jardim Imperial enfrenta problemas com rede de esgoto
29/09/2016 11:47:23

:: Escolas estaduais recebem matrículas para novos alunos a partir da próxima segunda-feira (3)
29/09/2016 09:58:39

:: Conheça o serviço que divulga pacientes internados sem identificação civil
29/09/2016 09:50:59

:: Motorista fica gravemente ferido após colisão na Dom Pedro I
29/09/2016 09:13:28

:: Eleições 2016: Por que o voto de legenda pode não ser uma boa opção nestas eleições
28/09/2016 11:44:02


Prefeitura de Atibaia gastou mais de R$ 8 milhões com publicidade
1560 visitas
Câmara aprovou moção de congratulações ao judô de Atibaia
975 visitas
Cremesp abre Concurso Público com salários de até R$ 8,8 mil
935 visitas
Concessionária que administra Fernão Dias aponta atropelamento como uma das principais causas de morte
921 visitas
Menina raptada e mantida em fábrica fugiu após sequestrador dormir
844 visitas

publicidade