| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

19 de dezembro de 2014

:: Exposição Simbologias da Vida mostra riqueza da gravura brasileira no Museu Olho Latino
De 20/11/14 a 19/12/14.

O Museu Olho Latino apresenta a exposição “Simbologias da Vida”, composta por gravuras de dez artistas, de 20 de novembro a 19 de dezembro, como uma das mostras comemorativas do lançamento do catálogo digital de seu acervo nacional.

“Simbologias da Vida” é uma mostra coletiva com artistas que simbolizam e representam a variedade de estilos que fazem o acervo nacional do Museu Olho Latino ser tão expressivo.  Participam da mostra os seguintes artistas: Celina Carvalho (Campinas, SP), Cláudia Sperb (Novo Hamburgo, RS), Evandro Carlos Jardim (São Paulo, SP), Glenn Hamilthon (Atibaia, SP), Hélio Schonmann (São Paulo, SP), Marlene Crespo (São Paulo, SP), Miriam Topolar (Porto Alegre, RS), Norberto Stori (São Paulo, SP), Rogério Mourtada (Campinas, SP) e Sérgio Lima (Fortaleza, CE).

Para o curador Paulo Cheida Sans essa mostra é uma parcela significativa do acervo Olho Latino que conta com mais de mil obras em seu acervo. Comenta: “são obras de artistas consagrados que participam avidamente do cenário cultural brasileiro”.

Sobre os artistas:

Celina Carvalho (SP) é diretora adjunta do Museu Olho Latino. Participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, entre outras: “Estampida 2011/13” – Bolívia – Brasil - Espaço Simón I. Patiño - La Paz – Bolívia; “Fronteras Nomades” – Galeria do Convento Santo Domingo – Cusco – Peru; “Grabado: Espacios Liberados” – ICPNA - Instituto Cultural Peruano Norte-Americano, Lima – Peru; “7º Bharat Bhavan International Biennial of Print Art”, Índia; “Tokyo International Mini-Print 2005” – Tama University – Tóquio, Japão.


“Boi-Bumbá” de Celina Carvalho

Cláudia Sperb (RS) fez inúmeras exposições individuais e coletivas com o tema serpentes no Brasil e no exterior. É formada em artes plásticas pela Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, RS, com várias especializações em artes plásticas e história da arte. Atualmente vive em seu atelier-parque de mosaicos em meio à natureza nativa de Morro Reuter, RS.

Evandro Carlos Jardim (SP) especializou-se em gravura em metal, na técnica da água-forte. Paralelamente à carreira artística, desenvolveu intensa atividade docente em várias instituições, como a Escola de Belas Artes, a Fundação Armando Álvares Penteado - Faap e a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Durante o regime militar, promoveu leilões de obras suas para ajudar os familiares de presos políticos e colaborou com o movimento pela anistia política. É um artista ícone da arte paulistana. Em sua produção gráfica, enfoca constantemente o cenário urbano de São Paulo.

Hélio Schonmann (SP) frequentou os ateliês de Raphael Galvez, Antônio Cabral e Antônio Carelli, bem como o Ateliê de Livre Criação em Artes Plásticas do Museu Lasar Segall, onde se tornou, posteriormente, orientador (de 1979 a 1983). Coordena eventos colaborativos de arte pública e realiza curadoria de mostras coletivas.

Norberto Stori (SP) é professor do Programa de Pós-Graduação “Educação, Arte e História da Cultura” da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Prof. Adjunto do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista/SP. Prof. Universidade São Judas Tadeu/SP. Ministra cursos, workshops de aquarela, gravura em metal no Brasil e no exterior.


Gravura de Norberto Stori

Marlene Crespo (RJ) iniciou a formação artística em Porto Alegre em 1965. Participou de várias exposições individuais e coletivas, como da IX Bienal Internacional de Arte em São Paulo. Nos anos setenta e oitenta ilustrou publicações alternativas importantes, como os jornais Versus e Movimento, e, na grande imprensa, na Folha de São Paulo. Na década de oitenta, iniciou-se em xilo e linoleogravura. Em 1999, publicou no Japão o picture-book "Saci, the Jungle"s Elf", com texto e ilustrações de sua autoria. Exposições com as 32 gravuras do livro, e outras da artista aconteceram em grandes bibliotecas e livrarias (Maruzen, Junkudo), de Tókio, Osaka, Kioto, Fukuoka e outras cidades japonesas.

Rogério Mourtada (SP) concluiu o curso de Artes Visuais da Pontifícia Universidade católica de Campinas. Dedica-se ao desenho e a pesquisas relacionadas com as possibilidades da gravura (especialmente feita com matriz de gesso), articulada com o desenho e a pintura. Compôs diversas equipes de arte-educação em museus e instituições culturais, como a Bienal de São Paulo (XXVII, 2006), o Instituto Tomie Ohtake (2006), MACC (entre 2001 e 2004) e outros. Tanto no Brasil como em Portugal, onde residiu de 2008 a 2013, elaborou e ministrou cursos com a perspectiva de colaborar com a democratização dos conhecimentos relacionados ao universo das Artes Visuais.

Miriam Tolpolar (RS) é Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora de Litografia do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre desde 1997. A partir de 1985 tem participando de Salões de Arte, exposições coletivas e Bienais de Gravura no Brasil e exterior, tendo recebido inúmeros prêmios, como o “Purchased Prize” no 11º Mini Print Internacional de Cadaqués, Espanha. É autora do Livro “Memória da Litografia”.

Glenn Hamilthon (SP) é autodidata, iniciou sua carreira como fotógrafo, depois como arte-finalista e ilustrador na extinta revista Visão. Em 1996 mudou-se para Atibaia, onde possui seu próprio ateliê e desenvolve esculturas, pinturas e projetos especiais. Em 2009 o Artista passou a produzir esculturas e objetos de cena para as novelas da Rede Globo e venceu um concurso internacional para a criação de dois monumentos em homenagem ao Festival de Cultura Negra do Senegal na África e criou as esculturas “Union Africaine” e a “Expansion Africaine”.


Glenn Hamilthon

Sérgio Lima (CE) iniciou a sua carreira artística no cenário cearense no início da década de 1960. Estudou com Zenor Barreto. Participou de várias exposições coletivas no Brasil e exterior, obtendo vários prêmios importantes, destacando-se: a Medalha de Bronze na Mostra de Arte jogos Universitários (SP, 1972); o Prêmio de Viagem ao País no II Salão Nacional de Artes Plásticas (Rio de Janeiro), e Mostra Internacional de Gravura, em Tóquio no Japão. Individualmente, expôs em Fortaleza, Rio de Janeiro e Nova Iorque. 

A mostra faz parte do projeto Catálogo Digital do Acervo Nacional Olho Latino que conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural 2013. A entrada é gratuita e poderá ser visitada até 19 de dezembro no Museu Olho Latino, 1º piso do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, localizado na Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 - Parque das Águas – em Atibaia, SP.

Serviço:

Mostra: Simbologias da Vida
Expositores: Celina Carvalho (Campinas, SP), Cláudia Sperb (Novo Hamburgo, RS), Evandro Carlos Jardim (São Paulo, SP), Glenn Hamilthon (Atibaia, SP), Hélio Schonmann (São Paulo, SP), Marlene Crespo (São Paulo, SP), Miriam Topolar (Porto Alegre, RS), Norberto Stori (São Paulo, SP), Rogério Mourtada (Campinas, SP) e Sérgio Lima (Fortaleza, CE).
Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Período: 20 de novembro a 19 de dezembro de 2014.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h.
Local: Museu Olho Latino – 1] piso do Centro de Convenções e Eventos "Victor Brecheret".
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 - Parque das Águas - Atibaia, SP.
Realização: Museu Olho Latino e Secretaria de Cultura e Eventos - Prefeitura da Estância de Atibaia - com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural 2013.

Por: Luciene Sans - Assessoria de Imprensa Olho Latino

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 475

 

publicidade

últimas notícias

:: Neste domingo acontece a graduação dos alunos do Projeto Judô Socioeducativo e Judô de Participação
18/12/2014 17:34:32

:: Nível do Sistema Cantareira cai nesta quinta-feira
18/12/2014 12:26:08

:: Prêmio Sebrae de Jornalismo: dezembro é o último mês para veicular matérias para concorrer
18/12/2014 12:20:28

:: Artigo: Dólar x Real: os dois lados das moedas
18/12/2014 12:05:21

:: Coluna do Colaborador: Viagens podem afetar a visão
18/12/2014


ANA apresenta regras e condições de uso da água para usuários das bacias PCJ
5577 visitas
Nível do Cantareira volta a cair nesta segunda-feira
2812 visitas
Homem de 28 anos é morto a facadas após briga em Atibaia
1055 visitas
Jovem morre e outro fica ferido em acidente em Nazaré Paulista
740 visitas
Longão de Natal 10 e 21km promete agitar as ruas de Atibaia
559 visitas

publicidade