| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

09/01/2018


Febre amarela matou 13 pessoas no estado de SP desde janeiro de 2017

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou na tarde desta segunda-feira (8) que 13 pessoas morreram de febre amarela no estado desde janeiro de 2017 até hoje. De acordo com a pasta, foram 29 casos confirmados de pessoas com a doença.

"Os locais de infecção foram em Mairiporã e Nazaré Paulista", informou a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Regiane de Paula.

O governo decidiu ampliar a vacinação contra febre amarela para todo o estado no início do mês de fevereiro, segundo o coordenador de controle de doenças do estado, Marcos Boulos.

A vacinação irá começar nos lugares onde o vírus está circulando, mas o objetivo é que, em um ano, atinja todo o estado. Para isso, será feita em etapas.

Veja quem pode tomar a vacina:

- Crianças a partir dos nove meses até idosos com 60 anos.

Não podem tomar a vacina:

- Grávidas e mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses.
- Doentes com câncer que fazem quimioterapia ou radioterapia.
- Pessoas com alergia a ovos ou derivados.
- Portadores de HIV ou qualquer doença que atinja o sistema imunológico.
- Transplantados.

No caso dos idosos com mais de 60 anos, é preciso avaliação médica. Quem já tomou a dose da vacina contra a febre amarela tem imunidade para a vida toda.

Assim como as pessoas, os primatas são vítimas dos mosquitos Haemagogus e Sabethes, encontrados na zona de mata e que costumam circular em copas de árvores, local de repouso preferido dos primatas. Quando eles são infectados e chegam a morrer, isso indica que existe a circulação do vírus no local, mas eles não podem transmitir a doença para humanos.

Mairiporã

A cidade de Mairiporã está em estado emergencial. De 13 de dezembro até hoje, a cidade teve 25 casos suspeitos, sendo que nove pessoas morreram. As mortes estão sendo investigadas e ainda não há confirmação da doença. A maior parte dos pacientes chegou ao hospital a partir de 2 de janeiro.


Fonte: g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/febre-amarela-matou-13-pessoas-no-estado-de-sp-desde-janeiro-de-2017-diz-secretaria.ghtml

Leia mais:

Morte de moradora de Jarinu é investigada por suspeita de febre amarela
Nazaré Paulista confirma morte de macaco por febre amarela
Vacinação contra febre amarela continua em Atibaia
Vacinação contra a febre amarela continua nesta semana
Mutirão de vacinação contra Febre Amarela será realizado na Feira Noturna

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade