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30/12/2010


DifusÆo Cineclube come‡a o ano exibindo o filme 'Os famosos e os duendes da morte'

Por: Assessoria de imprensa DifusÆo Cultural

O DifusÆo Cineclube come‡a o ano  exibindo o filme 'Os famosos e os duendes da morte'


Baseado no livro hom“nimo de Ismael Caneppele, conta a hist¢ria de uma cidade em que cada um de seus habitantes sonha em segredo. O menino sem nome conhece a garota sem pernas, que lhe mostra um mundo no qual ele embarca como algu‚m que nunca mais deseja voltar … realidade. Para o menino, a vida virtual ‚ a £nica verdade. Mas a garota parte para outro mundo, deixando imortalizada sua hist¢ria em v¡deos e fotos na internet. A partida da £nica pessoa da cidade com quem ele se identifica deixa o menino ainda mais sozinho. Guiado pela m£sica de Bob Dylan, ele mergulha em suas lembran‡as at‚ o surgimento de Julian, uma figura misteriosa que desencadeia uma s‚rie de acontecimentos em sua vida at‚ entÆo previs¡vel.

Gˆnero: Drama
Dura‡Æo: 95min
Origem: Brasil
Estr‚ia: Brasil - 2 de abril de 2010
Est£dio: Warner Bros.
Dire‡Æo: Esmir Filho
Roteiro: Esmir Filho, Ismael Caneppele
Produ‡Æo: Sara Silveira, Maria Ionescu

Este filme ‚ inadequado para menores de 14 anos

Premia‡äes

FESTIVAL DO RIO
Ganhou
2009 - Redentor de Melhor Filme
2009 - Prˆmio FIPRESCI

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE GUADALAJARA
Ganhou
2010 - Prˆmio P£blico Milˆnio de Melhor Longa Iberoamericano de Fic‡Æo
2010 - Melhor Fotografia para Mauro Pinheiro Jr. (categoria Longa Fic‡Æo)
2010 - Prˆmio FIPRESCI.

O DifusÆo Cineclube fica localizado na Rua Doutor Oswaldo Urioste n 41 Centro de Atibaia (pr¢ximo … pra‡a da Matriz).

A sessÆo tem in¡cio  s 19 horas  e a entrada ‚ gratuita!

Assista ao Trailer
http://www.youtube.com/watch?v=4fBUjaii4kw

Veja a critica que T£lio Moreira fez para o site http://cinemacomrapadura.com.br

O que esperar de um filme intitulado "Os Famosos e os Duendes da Morte"? Longe de ser uma aventura fant stica dirigida por Tim Burton, como o t¡tulo pode sugerir, o primeiro longa-metragem do cineasta paulista Esmir Filho ‚ uma demonstra‡Æo de como o cinema consegue estimular nossos sentidos prim rios, a ponto de o filme se transformar em uma experiˆncia completamente sensorial e intimista. Ganhador do Trof‚u Redentor no Festival do Rio 2009 e destaque em v rios outros eventos ao redor do mundo, o d‚but de Filho, diretor de curtas exitosos como o hit "Tapa na Pantera", remete a uma nova e empolgante tendˆncia nas produ‡äes brasileiras: o cinema nacional extrapolou os problemas sociais e passou a investigar os conflitos universais que desafiam todos os seres humanos.

Ambientado em uma cidadezinha ga£cha habitada por descendentes de alemÆes, o filme mostra um jovem sem nome e sem rumo, absolutamente deslocado entre os moradores que "sonham em segredo" no cotidiano tedioso do lugarejo. O garoto tamb‚m sonha, mas enclausurado no quarto, onde se conecta com o mundo exterior pela internet, com o codinome Mr. Tambourine Man. Influenciado pela melancolia das can‡äes de Bob Dylan, ele expressa seu descontentamento com a vida e procura se abrir com contatos virtuais que compartilham de sua ang£stia. Impossibilitado de expor seus traumas para a mÆe ou os amigos, o menino se refugia no computador, apesar de nÆo conseguir se distanciar completamente dos sentimentos que o afligem.

Ao falar das distƒncias que separam e aproximam o protagonista de seus problemas, Esmir Filho opta por construir um filme que, apesar da narrativa linear e da estrutura comum, consegue transmitir com naturalidade as "alucina‡äes" desencadeadas pelos pensamentos do garoto. Com isso, a mistura entre realidade e ilusÆo nÆo se torna for‡ada ou irregular, e a inser‡Æo de devaneios como a visÆo de Dylan em um palco deserto contribui para a identifica‡Æo entre espectador e personagem. Como nÆo pretende focar seu filme em nenhuma a‡Æo ou acontecimento espec¡fico (nÆo h  nada na tela al‚m do cotidiano banal), o cineasta entende que precisa concentrar seus esfor‡os em retratar toda a afli‡Æo que arrebata o menino e que ‚, no fim, o grande elemento perturbador de sua obra.

Muito da autenticidade alcan‡ada entre as diversas dimensäes que cercam o imagin rio do menino se deve … mudan‡a do comportamento dos atores em cada situa‡Æo. Se o di logo entre os dois amigos que estÆo se drogando ‚ pautado pela no‡Æo de improviso e naturalidade, as passagens que envolvem os seres misteriosos que rondam a mente do protagonista sÆo filmadas com disposi‡Æo mais teatral e mais elaborada. Como resultado, "Os Famosos e os Duendes da Morte" se torna uma experiˆncia sinest‚sica nÆo s¢ de cinema, mas tamb‚m de m£sica.

A trilha sonora original, produzida por Nelo Johann e orientada pela famosa can‡Æo de Dylan que carrega a essˆncia do filme, ‚ um instrumento fundamental para o efeito que o longa exerce sobre seu espectador, al‚m de corroborar com a est‚tica nost lgica escolhida por Filho. Os que conhecem a atmosfera lis‚rgica do tempo em que Bob Dylan e os Beatles ditavam moda certamente notam a utopia temporal criada pelo cineasta. A rela‡Æo claustrof¢bica entre o garoto e o mundo que existe fora de seu quarto escuro e abafado ‚ traduzida pelas imagens extravagantes que remetem aos anos 1960.

O clima retr“ se junta ao uso de imagens digitais com pouca resolu‡Æo, explicitando que o deslocamento do protagonista nÆo ‚ s¢ espacial, mas tamb‚m temporal. Ao garoto sobram poucas certezas. Ele nÆo quer estar ali, nÆo quer viver agora. S¢ lhe resta a vontade de ir a um show de Dylan ou poder conversar com a mÆe sem o r dio incomodando. Toda essa instabilidade est  resumida em uma das sequˆncias mais dif¡ceis do filme de Esmir Filho: um plano est tico acompanha o olhar do menino enquanto vozes localizadas no contracampo convocam os nomes para uma partida do futebol na escola. A fei‡Æo angustiada do garoto revela que ele nÆo quer ser convocado, mas tamb‚m nÆo quer ser relegado.

Sem economizar em momentos de sutileza po‚tica (como um quadro que mostra uma borboleta agonizando), Esmir Filho consegue fazer de seu filme um espelho de uma juventude desnorteada que precisa do aux¡lio das bebidas e das drogas para extravasar seus anseios. Se conseguimos sentir a textura de suas imagens ‚ porque, de alguma forma, tamb‚m estamos retratados ali. "Os Famosos e os Duendes da Morte" nos faz entender porque estar perto nÆo ‚ f¡sico, e estar longe nÆo ‚ definitivo.


 

 

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Colaboração de Assessoria de imprensa DifusÆo Cultural

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