| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

02/09/2011 12:04:19


Prefeitura prepara implantação da Nota Fiscal Eletrônica

Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia

Na manhã desta quarta-feira, dia 31 de agosto, empreendedores e contadores de Atibaia compareceram a uma apresentação no Fórum Cidadania por meio da qual puderam receber orientações e esclarecer dúvidas sobre o sistema de recadastramento da Prefeitura, que a partir de setembro permitirá que a solicitação para a renovação do Alvará de Funcionamento de estabelecimentos da cidade seja feita por meio eletrônico. A apresentação também marcou o início do processo de implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em Atibaia.

O evento, promovido pela Secretaria de Planejamento e Finanças em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e com a Coordenadoria Especial de Tecnologia da Informação, foi prestigiado por mais de cem pessoas, que lotaram o auditório do Fórum Cidadania. O público também assistiu a uma simulação de preenchimento dos formulários do Sistema de Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas que será implantado em Atibaia.

Segundo o secretário de Planejamento e Finanças, Roberto Rolli, o recadastramento único, que reúne os recadastramentos para renovação do Alvará de Funcionamento e para estabelecimentos que emitirão NF-e, contribui para a desburocratização do atendimento realizado pela Prefeitura.

“Graças a esse trabalho integrado entre as secretarias haverá a otimização dos serviços prestados pela administração municipal, que acontecerá de forma mais ágil e beneficiará todos os envolvidos”, argumenta.

Para o contabilista Aílton Zago, a apresentação esclareceu todas as questões pertinentes ao recadastramento e ao sistema de emissão de NF-e. Ele aproveitou também para enaltecer o trabalho desempenhado pelos servidores que atuam nos setores da Prefeitura e que prestam atendimento aos empreendedores e contadores. “Os funcionários, além de serem muito atenciosos, costumam resolver nossas demandas sempre de maneira muito rápida e eficaz”, destaca o contabilista.

Renovação do Alvará de Funcionamento

O recadastramento para renovação do Alvará de Funcionamento é necessário para todas as empresas prestadoras de serviços que utilizarão, opcional ou obrigatoriamente, a Nota Fiscal Eletrônica. Além disso, o recadastramento também é obrigatório para estabelecimentos comerciais e industriais que ainda não tenham realizado, junto à Casa do Empreendedor, a renovação de Alvarás que vencem no próximo dia 30 de setembro.

“Esse recadastramento não será necessário para os que possuem Alvará com vencimento em 2012 e não utilizarão a NF-e. Por outro lado, para quem utilizará a NF-e, o recadastramento será obrigatório, inclusive se a renovação já foi feita este ano”, esclarece o diretor de Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Adilson Bondança.

O diretor salienta ainda que “a renovação do Alvará poderá ser solicitada de forma eletrônica, com o preenchimento e a entrega online dos formulários. Entretanto, a fiscalização continuará sendo feita de forma física, ou seja, presencialmente. Além disso, problemas com documentação continuarão sendo informados aos estabelecimentos por meio de notificação”.

O recadastramento já pode ser feito por meio do site da Prefeitura: www.atibaia.sp.gov.br . Basta, para tanto, que o usuário acesse o link do “Recadastramento”, preencha os formulários e aguarde o contato da Prefeitura, que acontecerá via e-mail.

Implantação da Nota Fiscal Eletrônica

A implantação da Nota Fiscal Eletrônica em Atibaia vem ocorrendo de forma gradativa e integrada. Em março, contadores tiveram a oportunidade de participar de uma demonstração do sistema. Durante a elaboração do decreto que regulamenta a implantação da NF-e em Atibaia, que está prestes a ser publicado, os contadores também puderam participar, dando críticas e sugestões aos técnicos da Prefeitura.

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação, Ricardo Alvarez, o sistema segue as exigências constantes nas leis e atende as necessidades de todas as partes: empreendedores (tomadores de serviço), contadores e administração municipal. “Buscamos a participação de todos os interessados na implantação da NF-e e, na medida do possível, realizamos alguns ajustes que foram solicitados”, afirma o coordenador.

O contabilista José Mendonça já utiliza a NF-e na cidade de São Paulo e estava na expectativa da implantação do sistema em Atibaia. “Conheço o sistema de emissão de NF-e de São Paulo e, pelo o que nos foi apresentado hoje, o sistema que será implantado em Atibaia será muito bem recebido pelos empreendedores e profissionais dos escritórios de contabilidade”, opina o contabilista.

“A previsão é que em outubro os estabelecimentos do município já poderão emitir a NF-e, desde que tenham efetuado o recadastramento necessário”, projeta o gerente de Fiscalização Tributária, Ricardo Lisboa de Lima.

Segundo o gerente, a emissão da NF-e será obrigatória para as empresas que nos 12 meses anteriores ao recadastramento apresentaram receita acima de 60 mil reais e também para alguns prestadores de serviços específicos, independentemente de receita.

“Empresas do ramo de informática, construção civil, serviços de vigilância e segurança, e fornecedores de mão-de-obra, por exemplo, serão obrigados a emitir NF-e mesmo que não atinjam esse valor de receita”, ressalta.

Para o contabilista Armando Gabriel “a Prefeitura está implantando a NF-e no município de forma gradual e democrática, já que as empresas e os escritórios de contabilidade terão um prazo para se adequarem ao sistema e também poderão esclarecer suas dúvidas, receber orientações e até mesmo dar sugestões sobre ele, a exemplo do que ocorreu hoje nesta apresentação. Em alguns municípios, ao contrário, a implantação do sistema é feita de maneira imposta”.

Central Integrada de Atendimento

A Prefeitura reunirá, em uma Central de Atendimento que está sendo montada na Casa do Empreendedor, representantes das secretarias envolvidas com o recadastramento e a implantação da NF-e em Atibaia. O objetivo é integrar, durante a fase de recadastramento, os serviços desses setores em um único local, desburocratizando os procedimentos.

Dessa forma, após o recebimento dos formulários encaminhados eletronicamente à Prefeitura, uma equipe estará trabalhando em conjunto no intuito de tornar os processos mais ágeis e eficientes.

Mais informações pelo telefone: 4414-0500 (Casa do Empreendedor) ou 4414-2718 (Divisão de Fiscalização Tributária); e também pelo e-mail: recadastramento@atibaia.sp.gov.br
 

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 493

 

publicidade

últimas notícias

:: Palestras gratuitas a empresários serão realizadas na próxima semana
22/08/2014 12:21:03

:: Dedel requer informações sobre concurso público
22/08/2014 11:50:23

:: Catta Preta pretende otimizar o acesso e trânsito em vias do Vitória Régia
22/08/2014 11:40:25

:: Jorge do Mercado Davi indica adequação de sinalização em rua do Jardim Imperial
22/08/2014 11:35:15

:: Prof. Rodrigo Parras preocupa-se com erosão nos bairros Estância Brasil e Jardim Planalto
22/08/2014 11:33:28


Prefeitura de Jarinu anuncia abertura de concurso para 55 vagas
1726 visitas
Prefeitura lança edital de Concurso Público para diversas áreas
1457 visitas
Suspeita de envolvimento na morte de travesti é presa em Atibaia
865 visitas
Daniel Martini falou sobre possíveis brechas no edital do concurso público da Prefeitura
801 visitas
Bragança Paulista abre inscrições para 40 vagas do Pronatec
595 visitas

publicidade