| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

25/11/2011 11:05:38


Câmara recebe alunos da Escola Estadual José Alvim

Por: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal da Estância de Atibaia

A convite do vereador Dr. José Paulo, alunos da 8ª série da Escola Estadual José Alvim estiveram na Câmara na tarde desta terça-feira, dia 22 de novembro, para conhecerem as dependências do Legislativo, entenderem o conceito dos três poderes e se conscientizarem sobre a importância do voto.

O vereador iniciou a palestra explicando aos alunos as funções do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário. “O Poder Legislativo é o responsável por criar as leis, já o Executivo tem a responsabilidade de executá-las de acordo com as necessidades e o Judiciário fiscaliza se as leis criadas pelo Legislativo são adequadas e se estão sendo implantadas pelo Executivo. Esses três poderes se equilibram e se completam”, afirmou.

Dr. José Paulo enfatizou também que a população tem o poder do voto e que os jovens podem mudar a realidade de nosso país se entenderem e exercerem a cidadania. Segundo o vereador, “a responsabilidade do voto é grande, pois a partir dele se escolhe quem ocupará o cargo de vereador, prefeito, senador, deputado e presidente. Vemos muitas notícias ruins sobre a política aqui no Brasil e isso só pode ser mudado se quem escolhermos para ocupar esses cargos realmente tiver a intenção de melhorar a nossa vida”.

“É preciso estar em vigilância permanente, ou seja, observar quem está no poder e o que está sendo feito, pois as pessoas votam para escolherem seus representantes. Vocês irão votar e escolherão seus representantes, portanto, devem cumprir o papel de cidadãos e pensarem no bem da sociedade”, ressaltou.

O vereador expôs aos alunos como funciona uma sessão, explicando quem ocupa cada lugar no plenário, o que é debatido, quando acontece e qual a finalidade. De acordo com Dr. José Paulo, “a sessão é aberta aos munícipes, é a Casa do povo. É essencial que vocês acompanhem a política da cidade”.

Para o Dr. José Paulo, a visita dos alunos à Câmara é “um trabalho educacional e pedagógico, com a finalidade de despertar neles o conhecimento sobre política, mostrando a finalidade dos três poderes e a importância do voto. A juventude é o futuro do nosso país e, portanto, deve entender e ter contato com o meio político”.

Os alunos participaram com muitas perguntas temáticas tais como desenvolvimento sustentável, econômico e social, educação, meio ambiente, resíduos sólidos, entre outros assuntos, comprovando assim a importância do evento.

Por fim, houve a simulação de uma sessão plenária, em que os alunos tomaram os assentos da mesa administrativa e dos vereadores para ouvir os discursos do Prof. Ricardo Campos e da coordenadora pedagógica, Profª Mônica Rabelo, na tribuna.
 

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 386

 

publicidade

últimas notícias

:: Prof. Paulo Jesus aponta necessidades em ruas da cidade
22/05/2015 11:53:45

:: Catta Preta indica melhorias para Rua São Pedro
22/05/2015 11:50:36

:: Dedel aponta irregularidades em ruas da cidade
22/05/2015 11:49:12

:: Artigo: Etiqueta nas redes sociais e nos negócios
22/05/2015 11:21:45

:: Jovens de 18 a 30 anos que queiram ingressar na PM têm até esta sexta para fazer a inscrição
22/05/2015 11:14:15


Mudanças na mão de direção de ruas do Centro passam a valer a partir de segunda-feira (18)
740 visitas
Atendimento a crianças com autismo possui irregularidades e afeta qualidade do tratamento oferecido pelo município
693 visitas
Bom Jesus dos Perdões completa 310 anos dia 22 de maio
680 visitas
Final de semana será de atrações culturais e última oportunidade para visitar o Festival de Arte e Tecnologia em Atibaia
601 visitas
Futebol: Com apenas 9 anos, Atibaia comemora segundo acesso seguido em São Paulo
344 visitas

publicidade