| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

25/11/2011 11:05:38


Câmara recebe alunos da Escola Estadual José Alvim

Por: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal da Estância de Atibaia

A convite do vereador Dr. José Paulo, alunos da 8ª série da Escola Estadual José Alvim estiveram na Câmara na tarde desta terça-feira, dia 22 de novembro, para conhecerem as dependências do Legislativo, entenderem o conceito dos três poderes e se conscientizarem sobre a importância do voto.

O vereador iniciou a palestra explicando aos alunos as funções do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário. “O Poder Legislativo é o responsável por criar as leis, já o Executivo tem a responsabilidade de executá-las de acordo com as necessidades e o Judiciário fiscaliza se as leis criadas pelo Legislativo são adequadas e se estão sendo implantadas pelo Executivo. Esses três poderes se equilibram e se completam”, afirmou.

Dr. José Paulo enfatizou também que a população tem o poder do voto e que os jovens podem mudar a realidade de nosso país se entenderem e exercerem a cidadania. Segundo o vereador, “a responsabilidade do voto é grande, pois a partir dele se escolhe quem ocupará o cargo de vereador, prefeito, senador, deputado e presidente. Vemos muitas notícias ruins sobre a política aqui no Brasil e isso só pode ser mudado se quem escolhermos para ocupar esses cargos realmente tiver a intenção de melhorar a nossa vida”.

“É preciso estar em vigilância permanente, ou seja, observar quem está no poder e o que está sendo feito, pois as pessoas votam para escolherem seus representantes. Vocês irão votar e escolherão seus representantes, portanto, devem cumprir o papel de cidadãos e pensarem no bem da sociedade”, ressaltou.

O vereador expôs aos alunos como funciona uma sessão, explicando quem ocupa cada lugar no plenário, o que é debatido, quando acontece e qual a finalidade. De acordo com Dr. José Paulo, “a sessão é aberta aos munícipes, é a Casa do povo. É essencial que vocês acompanhem a política da cidade”.

Para o Dr. José Paulo, a visita dos alunos à Câmara é “um trabalho educacional e pedagógico, com a finalidade de despertar neles o conhecimento sobre política, mostrando a finalidade dos três poderes e a importância do voto. A juventude é o futuro do nosso país e, portanto, deve entender e ter contato com o meio político”.

Os alunos participaram com muitas perguntas temáticas tais como desenvolvimento sustentável, econômico e social, educação, meio ambiente, resíduos sólidos, entre outros assuntos, comprovando assim a importância do evento.

Por fim, houve a simulação de uma sessão plenária, em que os alunos tomaram os assentos da mesa administrativa e dos vereadores para ouvir os discursos do Prof. Ricardo Campos e da coordenadora pedagógica, Profª Mônica Rabelo, na tribuna.
 

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 468

 

publicidade

últimas notícias

:: Autopista Fernão Dias anuncia a compra de três super guinchos
20/08/2014 11:56:40

:: Agricultores de Atibaia prestigiam lançamento do 'Pacto pela Água'
20/08/2014 11:20:23

:: Rota das Bandeiras libera duas novas alças de acesso do Trevo de Barão Geraldo
20/08/2014 10:59:03

:: Artigo: Os pontos fracos do empreendedor
20/08/2014 10:57:21

:: Coluna do Colaborador: Nós não envelhecemos, enferrujamos
20/08/2014


Prefeitura de Jarinu anuncia abertura de concurso para 55 vagas
1512 visitas
Prefeitura lança edital de Concurso Público para diversas áreas
1243 visitas
Atendimento do Restaurante Popular será transferido para novo local a partir da próxima semana
754 visitas
Suspeita de envolvimento na morte de travesti é presa em Atibaia
752 visitas
Daniel Martini falou sobre possíveis brechas no edital do concurso público da Prefeitura
590 visitas

publicidade