| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

23/08/2013 11:40:40


Casa do Caminho comemora 20 anos de atividades em Atibaia

Por: Thais Otoni - Assessoria de Imprensa Casa do Caminho

A Associação Espírita Beneficente e Educacional Casa do Caminho comemorou na segunda-feira, dia 19, duas décadas de atividades em Atibaia. O aniversário de 20 anos foi celebrado em evento na sede da entidade, com a presença da diretoria, colaboradores, funcionários, amigos e autoridades locais.

O presidente Roberto Carvalho recepcionou os convidados e leu uma psicografia do fundador da Casa do Caminho, Jacob Birkman. Ele destacou que é uma recompensa emocional incrível comemorar os 20 anos da entidade. “Fazer o bem é uma coisa que aparentemente exige esforço, sacrifício, dedicação, mas o retorno é realmente maravilhoso”.

O fundador Jacob Birkman foi homenageado com um quadro, em que aparece ao lado da esposa Cleonice. Colaboradores como Suely Losasso, Giovani Pieve, José Carlos Morais e o filho Paulo Birkman deram depoimentos emocionados sobre o fundador, destacando sua indignação diante da realidade social, seu empenho em conseguir recursos para a Casa do Caminho e suas orientações no centro Verdade e Luz.

JACOB BIRKMAN

O fundador da Casa do Caminho, filho de imigrantes judeus fugitivos da Europa durante a 2ª Guerra Mundial, foi criado em São Paulo. Casou-se com Cleunice Birkman com quem viveu toda a vida. Teve quatro filhos, Eduardo, Paulo, Claudio e Rodrigo. Mudou-se para Atibaia em 1976, mantendo ainda atividade profissional na Capital. Em 1983, passou a exercer a atividade de paisagista na cidade de Atibaia.

Na esfera social, atuou no atendimento do corpo e da alma de muitos que o procuravam e, ainda mais, daqueles que não procuravam. Ministrava palestras semanais e atendimento pessoal no Centro Espírita Verdade e Luz, em Atibaia. Desenvolveu e atuou num grupo de apoio aos acidentados na Rodovia Fernão Dias. Construiu inúmeras casas, em um sistema de mutirão para a edificação de casas populares nos bairros mais pobres. Arrecadou e distribuiu alimentos. Participou da construção da Casa do Caminho, colocando em pleno funcionamento o Albergue Eletra Bentran e, posteriormente, a Escola de Capacitação Profissional, em 1999. Faleceu em 13 de dezembro de 1999, assim que viu a obra de seus sonhos concluída.

CASA DO CAMINHO

A Casa do Caminho iniciou as atividades com o Albergue Noturno Eletra Brentan e depois evoluiu para outros serviços. Atualmente quatro projetos estão em andamento:

Escola de Capacitação Profissional – São oferecidas 1.200 vagas semestrais, em cursos gratuitos, como: informática, inglês, instalações elétricas, eletroeletrônica, babá-baby sitter, entre outros.

Luz do Caminho – Atende 160 adolescentes de famílias de baixa renda anualmente, de 14 a 18 anos, para desenvolvimento das capacidades e habilidades pessoais e preparação para o mundo do trabalho.

Centro de Apoio à Criança “Ninho de Luz” - Acolhe em abrigo até 25 crianças e adolescentes meninas, garantindo os direitos e oferecendo qualidade de vida. 

Cooperativa Travessia – Oficina ocupacional e de geração de renda para adolescentes e jovens com deficiência mental. 
 

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

NOVO!
CLASSIFICADOS!

Classificados gratuitos do portal
Atibaia.com.br!

 

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 343

 

publicidade

últimas notícias

:: Programa de bolsas de estudo facilita acesso ao ensino básico e superior em Atibaia
20/01/2017 12:01:45

:: Nova empresa poderá assumir transporte público da cidade
20/01/2017 11:46:45

:: Emprega São Paulo/Mais Emprego tem 1.855 vagas de emprego no Estado
20/01/2017 11:04:50

:: Lei antiálcool: SP tem legislação que preserva crianças e adolescentes
20/01/2017 11:00:42

:: IPVA: pagamento para veículos com placa final 0 vence nesta sexta
20/01/2017 10:54:46


Chuva não para no estado de São Paulo e rios transbordam
969 visitas
Defesa Civil dá orientações em caso de chuvas fortes e situações de emergência
678 visitas
Nova empresa poderá assumir transporte público da cidade
626 visitas
Confira a previsão do tempo para o fim de semana em Atibaia
516 visitas
Nazaré Paulista reduz valor da tarifa do transporte coletivo para R$ 2,65
490 visitas

publicidade