| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

23/08/2013 11:40:40


Casa do Caminho comemora 20 anos de atividades em Atibaia

Por: Thais Otoni - Assessoria de Imprensa Casa do Caminho

A Associação Espírita Beneficente e Educacional Casa do Caminho comemorou na segunda-feira, dia 19, duas décadas de atividades em Atibaia. O aniversário de 20 anos foi celebrado em evento na sede da entidade, com a presença da diretoria, colaboradores, funcionários, amigos e autoridades locais.

O presidente Roberto Carvalho recepcionou os convidados e leu uma psicografia do fundador da Casa do Caminho, Jacob Birkman. Ele destacou que é uma recompensa emocional incrível comemorar os 20 anos da entidade. “Fazer o bem é uma coisa que aparentemente exige esforço, sacrifício, dedicação, mas o retorno é realmente maravilhoso”.

O fundador Jacob Birkman foi homenageado com um quadro, em que aparece ao lado da esposa Cleonice. Colaboradores como Suely Losasso, Giovani Pieve, José Carlos Morais e o filho Paulo Birkman deram depoimentos emocionados sobre o fundador, destacando sua indignação diante da realidade social, seu empenho em conseguir recursos para a Casa do Caminho e suas orientações no centro Verdade e Luz.

JACOB BIRKMAN

O fundador da Casa do Caminho, filho de imigrantes judeus fugitivos da Europa durante a 2ª Guerra Mundial, foi criado em São Paulo. Casou-se com Cleunice Birkman com quem viveu toda a vida. Teve quatro filhos, Eduardo, Paulo, Claudio e Rodrigo. Mudou-se para Atibaia em 1976, mantendo ainda atividade profissional na Capital. Em 1983, passou a exercer a atividade de paisagista na cidade de Atibaia.

Na esfera social, atuou no atendimento do corpo e da alma de muitos que o procuravam e, ainda mais, daqueles que não procuravam. Ministrava palestras semanais e atendimento pessoal no Centro Espírita Verdade e Luz, em Atibaia. Desenvolveu e atuou num grupo de apoio aos acidentados na Rodovia Fernão Dias. Construiu inúmeras casas, em um sistema de mutirão para a edificação de casas populares nos bairros mais pobres. Arrecadou e distribuiu alimentos. Participou da construção da Casa do Caminho, colocando em pleno funcionamento o Albergue Eletra Bentran e, posteriormente, a Escola de Capacitação Profissional, em 1999. Faleceu em 13 de dezembro de 1999, assim que viu a obra de seus sonhos concluída.

CASA DO CAMINHO

A Casa do Caminho iniciou as atividades com o Albergue Noturno Eletra Brentan e depois evoluiu para outros serviços. Atualmente quatro projetos estão em andamento:

Escola de Capacitação Profissional – São oferecidas 1.200 vagas semestrais, em cursos gratuitos, como: informática, inglês, instalações elétricas, eletroeletrônica, babá-baby sitter, entre outros.

Luz do Caminho – Atende 160 adolescentes de famílias de baixa renda anualmente, de 14 a 18 anos, para desenvolvimento das capacidades e habilidades pessoais e preparação para o mundo do trabalho.

Centro de Apoio à Criança “Ninho de Luz” - Acolhe em abrigo até 25 crianças e adolescentes meninas, garantindo os direitos e oferecendo qualidade de vida. 

Cooperativa Travessia – Oficina ocupacional e de geração de renda para adolescentes e jovens com deficiência mental. 
 

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 409

 

publicidade

últimas notícias

:: Continuam abertas as inscrições para a Corrida da Fogueira 2014
01/08/2014 12:36:38

:: Jair do Açougue solicita diversas ações para bairros da cidade
01/08/2014 12:12:02

:: Estado de SP abre inscrições para cursar o Ensino Médio na rede pública
01/08/2014 12:10:36

:: Presidente e Conselho Diretor do Rotary Club Atibaia - Estância tomaram posse no último dia 19
01/08/2014 11:46:58

:: Futebol: Ponte Preta empresta jogadores para o Atibaia
31/07/2014 14:30:12


Acidente entre carro e duas motos deixa mortos na SP-36 em Piracaia
717 visitas
Polícia apreende 4 mil porções de cocaína em Atibaia
700 visitas
6º Japan Fest agitará Atibaia neste fim de semana!
559 visitas
Incêndios frequentes colocam em risco parque da Pedra Grande
432 visitas
PAT de Atibaia oferece 80 vagas de emprego
375 visitas

publicidade