| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

03/11/2015


Professores trazem para Atibaia o premiado escritor Sacolinha

Por: Val‚ria Andrade de Thomaz

Dia 26 de outubro, trazendo na bagagem suas principais obras, entre elas, Estação Terminal, Manteiga de Cacau e 85 Letras e um Disparo, o escritor Sacolinha esteve em Atibaia para um encontro com mais de 500 alunos das escolas Professoras Maria do Carmo Barbosa, Fúlvia Maria A. C. Fazzio e Zilah Barreto Pacciti, proporcionando momentos de reflexão e inspiração, a identificação desses alunos com a história de vida do escritor foi imediata.


Escola Zilah Barreto Pacciti

Durante as palestras, em cada escola, o escritor Sacolinha foi abordando sua difícil trajetória de vida e como a leitura proporcionou a possibilidade de alcançar um futuro digno. “Deu pra perceber o imediato resultado, seja nas palmas, nos olhos brilhando ou nas falas e perguntas dos alunos. Isso só prova o quanto estou no caminho certo da contribuição para uma sociedade mais humana”, comenta o escritor.


Escola Professora Maria do Carmo Barbosa

Iniciativa do professor de filosofia Mário Sergio e seus colegas os professores Rosevaldo, Deiva e Augusto, o objetivo deste encontro foi de proporcionar uma vivência real de um jovem de periferia que conseguiu superar as adversidades através leitura, de seu esforço e determinação. “Promover a leitura é muito mais do que manter um livro empoeirado na biblioteca, promover a leitura é construir uma identidade visceral entre o escritor e seus leitores, Sacolinha trouxe isso na bagagem, seu talento, simpatia, carisma e história de vida contagiou nossos alunos” ressalta o professor Mário Sérgio. “Angustiado e despretensioso, intencionado apenas em passar o tempo. O jovem escritor Sacolinha começa a ler livros. De cobrador de Van clandestina a escritor reverenciado. A leitura protege, liberta e dignifica o ser humano”  relata a professora Deiva. Para os professores Rosevaldo e Prates, "O escritor Sacolinha mostrou em suas palestras que ler realmente transforma, e que escrever também pode ser prazeroso". Michele Parapinski, aluna do 1º ano do Ensino Médio da escola Zilah Barreto, comenta que “o escritor Sacolinha, por meio de palavras, resume a realidade dele e de milhões de brasileiros”.


Livros escritos por Sacolinha

O evento contou com o apoio do Hotel Faro e da Bem Receber Turismo.

Sobre o autor

Sacolinha (Ademiro Alves de Sousa) tem 32 anos, nasceu na cidade de São Paulo e é formado em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes. É escritor, autor de romances e livros de contos. Completou em dezembro de 2012, dez anos de carreira literária.


Escritor dá autógrafosaos alunos

Em sua trajetória já esteve em programas de televisão como Jô (TV Globo), Provocações, Metrópolis e Manos e Minas (TV Cultura). Trabalhou na secretaria de cultura do município de Suzano por oito anos (2005 à 2012), onde desenvolveu centenas de projetos de incentivo à leitura e de divulgação dos novos escritores, com destaque para o 1º Salão Internacional do Livro de Suzano. Trouxe para a cidade escritores como Ariano Suassuna, Marcelo Rubens Paiva, Ignácio de Loyola Brandão, Moacyr Scliar, Paulo Lins, Antônio Skármeta, Fernando Gabeira, entre outros. Ganhou vários prêmios por seus livros e seus projetos. Nos últimos anos tem viajado pelo país fazendo palestras e ministrando oficinas, principalmente em lugares vulneráveis e não muito comuns para eventos literários, tal como cadeias, penitenciárias federais, favelas, morros e associações de moradores. Recentemente prestou serviços para a UNESCO e para o Ministério da Justiça no projeto “Uma janela para o mundo – Leitura nas Prisões” nas Penitenciárias de Segurança Máxima. Desenvolve ainda uma palestra por semana nas escolas públicas do estado de São Paulo. Em 2013 a editora carioca Aeroplano, lançou o livro "Como a água do rio" biografia e trajetória do escritor Sacolinha.

Leia mais:

Escritores de Atibaia desvendam mist‚rios da on‡a pintada
Escritora de Atibaia realiza lan‡amento de livro na Biblioteca Municipal do Centro
Escritor F bio Siqueira do Amaral promove lan‡amento de livro na Biblioteca Municipal do Centro
Escritora falou na Cƒmara sobre a redu‡Æo da maioridade penal
Jovem escritora de Atibaia lan‡a livro 'A VisÆo do Jovem Sobre a Redu‡Æo da Maioridade Penal'

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade