| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

17/11/2016 12:37:21


Projeto de tecnologia assistiva de alunos pesquisadores do Colégio FAAT é destaque do guia Porvir

Por: Marta Alvim - Assessora de Imprensa FAAT - Faculdades

O projeto “Jogo educativo para crianças e adolescentes deficientes intelectuais” desenvolvido no Colégio FAAT desde 2015 é destaque do guia especial do Porvir sobre “Educação Mão na Massa” que foi lançado no dia 10 de novembro, no espaço Unibes Cultural, em São Paulo, durante a programação do São Paulo Tech Week.

O lançamento contou com a mediação de Tatiana Klix, editora do Porvir e Fabio Zsigmond, cofundador do espaço de aprendizado e desenvolvimento de projetos Mundo Maker, e da estudante Maria Gabriela Rodrigues da Silva, do Colégio FAAT, de Atibaia (SP), que participou da criação de um jogo da memória para crianças com deficiência intelectual.

O projeto “Jogo educativo para crianças e adolescentes deficientes intelectuais” está inserido no programa de Iniciação Científica Jr, do Colégio FAAT, sob a orientação da Profa. Dra. Kelly Pascoalino e da psicóloga Marilda Munhoz.

Segundo Kelly Pascoalino, tudo começou quando a aluna Maria Gabriela, hoje cursando o 2° ano do ensino médio, propôs a seus colegas que desenvolvessem uma ferramenta para auxiliar no processo de ensino de crianças e adolescentes com deficiência intelectual. O resultado foi a construção de um jogo educativo, semelhante a um jogo da memória, baseado na plataforma Arduino. Essa plataforma, disponível desde 2005, tem sido utilizada para o desenvolvimento de projetos na área de tecnologia e engenharia de uma maneira simples e descontraída.    

O projeto, que hoje conta com seis alunos integrantes, do 1° e 2° anos do ensino médio, foi um dos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e apresentado durante a mostra de finalistas, na Universidade de São Paulo (USP), em março deste ano e foi contemplado com o Prêmio Contribuição em Tecnologia Assistiva CNRTA-CTI Renato Archer. Este prêmio foi concedido aos projetos de maior destaque em tecnologia assistiva, apresentados no evento.

Em setembro deste mesmo ano o projeto, previamente inscrito e selecionado, foi apresentado na 1ª Conferência FabLearn Brasil: Promovendo Equidade na Educação pelo Movimento Maker.  Este evento, organizado conjuntamente pela Universidade Stanford (EUA) e pela Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Fundação Lemann, é a edição brasileira das conferências FabLearn e a primeira na América Latina. Na ocasião, a aluna Maria Gabriela participou do painel de jovens makers onde teve a oportunidade de fazer uma apresentação oral do trabalho, seguida por uma sessão de perguntas e discussões. O aluno Luiz Gustavo Pinho, um dos integrantes do projeto, esteve presente na conferência e teve a oportunidade de participar de diversas oficinas.
 

Leia mais:

Instituto Educar firma parceria para bolsas de 50% na pós-graduação da FAAT
Sebrae-SP e FAAT-Faculdades realizam fórum que oferece dicas para futuros empreendedores
Instituto Educar oferece bolsas parciais para cursos da FAAT
FAAT abre inscrições para pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Semana Jurídica encerra a XX Jornada de Palestras e Estudos Universitários da FAAT

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

NOVO!
CLASSIFICADOS!

Classificados gratuitos do portal
Atibaia.com.br!

 

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 317

 

publicidade

últimas notícias

:: Horário de verão termina neste domingo (19)
17/02/2017 14:10:21

:: Nova lei estadual limita volume do som emitido em carros estacionados
17/02/2017 13:07:35

:: Perdeu a carteira de motorista? Solicite on-line a segunda via
17/02/2017 09:08:12

:: Confira dicas para curtir o Carnaval sem causar danos à saúde
17/02/2017 09:04:03

:: Concessionária interdita passagem inferior do Trevo do Carrefour, no km 133 da rodovia Dom Pedro I
17/02/2017 08:47:37


Motorista infarta e morre ao bater caminhão na Fernão Dias em Atibaia
1367 visitas
Mulher é atropelada e motorista foge sem prestar socorro no Jardim Paulista
955 visitas
Criança de cinco anos morre em acidente na Dom Pedro em Nazaré
662 visitas
PAT de Bragança Paulista está com 200 vagas de emprego abertas
582 visitas
Carro pega fogo na rodovia Dom Pedro I
534 visitas

publicidade