| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

17/11/2016 12:37:21


Projeto de tecnologia assistiva de alunos pesquisadores do Colégio FAAT é destaque do guia Porvir

Por: Marta Alvim - Assessora de Imprensa FAAT - Faculdades

O projeto “Jogo educativo para crianças e adolescentes deficientes intelectuais” desenvolvido no Colégio FAAT desde 2015 é destaque do guia especial do Porvir sobre “Educação Mão na Massa” que foi lançado no dia 10 de novembro, no espaço Unibes Cultural, em São Paulo, durante a programação do São Paulo Tech Week.

O lançamento contou com a mediação de Tatiana Klix, editora do Porvir e Fabio Zsigmond, cofundador do espaço de aprendizado e desenvolvimento de projetos Mundo Maker, e da estudante Maria Gabriela Rodrigues da Silva, do Colégio FAAT, de Atibaia (SP), que participou da criação de um jogo da memória para crianças com deficiência intelectual.

O projeto “Jogo educativo para crianças e adolescentes deficientes intelectuais” está inserido no programa de Iniciação Científica Jr, do Colégio FAAT, sob a orientação da Profa. Dra. Kelly Pascoalino e da psicóloga Marilda Munhoz.

Segundo Kelly Pascoalino, tudo começou quando a aluna Maria Gabriela, hoje cursando o 2° ano do ensino médio, propôs a seus colegas que desenvolvessem uma ferramenta para auxiliar no processo de ensino de crianças e adolescentes com deficiência intelectual. O resultado foi a construção de um jogo educativo, semelhante a um jogo da memória, baseado na plataforma Arduino. Essa plataforma, disponível desde 2005, tem sido utilizada para o desenvolvimento de projetos na área de tecnologia e engenharia de uma maneira simples e descontraída.    

O projeto, que hoje conta com seis alunos integrantes, do 1° e 2° anos do ensino médio, foi um dos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e apresentado durante a mostra de finalistas, na Universidade de São Paulo (USP), em março deste ano e foi contemplado com o Prêmio Contribuição em Tecnologia Assistiva CNRTA-CTI Renato Archer. Este prêmio foi concedido aos projetos de maior destaque em tecnologia assistiva, apresentados no evento.

Em setembro deste mesmo ano o projeto, previamente inscrito e selecionado, foi apresentado na 1ª Conferência FabLearn Brasil: Promovendo Equidade na Educação pelo Movimento Maker.  Este evento, organizado conjuntamente pela Universidade Stanford (EUA) e pela Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Fundação Lemann, é a edição brasileira das conferências FabLearn e a primeira na América Latina. Na ocasião, a aluna Maria Gabriela participou do painel de jovens makers onde teve a oportunidade de fazer uma apresentação oral do trabalho, seguida por uma sessão de perguntas e discussões. O aluno Luiz Gustavo Pinho, um dos integrantes do projeto, esteve presente na conferência e teve a oportunidade de participar de diversas oficinas.
 

Leia mais:

Instituto Educar firma parceria para bolsas de 50% na pós-graduação da FAAT
Sebrae-SP e FAAT-Faculdades realizam fórum que oferece dicas para futuros empreendedores
Instituto Educar oferece bolsas parciais para cursos da FAAT
FAAT abre inscrições para pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Semana Jurídica encerra a XX Jornada de Palestras e Estudos Universitários da FAAT

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

NOVO!
CLASSIFICADOS!

Classificados gratuitos do portal
Atibaia.com.br!

 

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 357

 

publicidade

últimas notícias

:: Casa do Caminho retoma o atendimento espiritual mensal
23/01/2017 16:24:47

:: Sisu 2017: Divulgado calendário do primeiro processo seletivo do ano
23/01/2017 14:50:34

:: São Bento bate Atibaia em jogo-treino de preparação para o Paulistão
23/01/2017 13:47:48

:: Procon-SP: Vai viajar? Saiba como economizar suspendendo alguns serviços
23/01/2017 13:37:55

:: Chuva deve continuar nos próximos dias na região
23/01/2017 13:25:21


Chuva não para no estado de São Paulo e rios transbordam
1117 visitas
Nova empresa poderá assumir transporte público da cidade
810 visitas
Defesa Civil dá orientações em caso de chuvas fortes e situações de emergência
809 visitas
Nazaré Paulista reduz valor da tarifa do transporte coletivo para R$ 2,65
506 visitas
Córrego transborda e alaga casa em 2 bairros em Bom Jesus dos Perdões
473 visitas

publicidade