| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

11/01/2017 10:35:13


Artigo: Organizações Flexíveis

Por: Robson Paniago é professor da IBE-FGV, doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del Museo Social Argentino

Trabalhadores permanentes limitam as opções de gerentes que estão diante de um mercado em constante mudança. Para reduzir custos e aumentar a flexibilidade, muitas companhias estão convertendo empregos permanentes em empregos temporários ou contratos de trabalho por tempo determinado.

As organizações têm reagido à diversidade multicultural e às mudanças na composição da força de trabalho de diversas maneiras: implementando, por exemplo, programas para aumentar a consciência e a compreensão da diversidade, e reduzir os estereótipos.

Muitas companhias têm respondido ao aumento do número de mulheres trabalhadoras e de casais com duas carreiras com programas de benefícios “favoráveis à família”: assistência pediátrica e geriátrica, por exemplo, horários flexíveis, compressão da semana de trabalho, licenças não remuneradas e assistência à relocação de membros da família dos funcionários.

A maioria das 500 maiores da Fortune realizou cortes drásticos em seu pessoal. Os críticos acreditam que a redução em massa é uma moda passageira, uma maneira de aumentar o retorno do investimento para os acionistas.

Os seus partidários dizem que ela é necessária para manter a competitividade em um mercado global em rápida transformação. Dados recentes sugerem que a maioria das organizações utiliza o processo estrategicamente, reduzindo operações que ficaram com excesso de pessoal e, ao mesmo tempo, aumentando pessoal em áreas que adicionam valor.

O processo de reengenharia é a resposta de uma companhia a mudanças rápidas e drásticas no mercado.A reengenharia pede que os gerentes repensem a natureza da organização e reinventem os processos para produzir e distribuir bens ou serviços.

Ao praticá-la, os gerentes consideram como seriam os processos de trabalho e as estruturas organizacionais se estivessem recomeçando. Seus adeptos acreditam que, com o passar do tempo, as organizações desenvolvem processos e depois se algemam a eles apesar de mudança nas condições.

O crescimento de conglomerados como o Grupo Votorantim, a ITT ou a Litton Industries reforçaram a convicção que vigorava nos anos 1970: as organizações eficazes eram diversificadas; em outras palavras, elas reduziam seus riscos mediante a participação em múltiplos negócios.

As organizações contemporâneas se dedicam a competências centrais – aquilo que elas fazem melhor – e liquidam ou fecham negócios periféricos.

Leia mais:

Artigo: Liderança orientada para o desenvolvimento
Artigo: Capacitar-se para não quebrar
Artigo: 'Novo' Refis chega e frustra as expectativas
Artigo: Organização e disciplina são os principais desafios do planejamento financeiro
Artigo: Sete dicas para eliminar desperdícios na empresa

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

NOVO!
CLASSIFICADOS!

Classificados gratuitos do portal
Atibaia.com.br!

 

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 317

 

publicidade

últimas notícias

:: Horário de verão termina neste domingo (19)
17/02/2017 14:10:21

:: Nova lei estadual limita volume do som emitido em carros estacionados
17/02/2017 13:07:35

:: Perdeu a carteira de motorista? Solicite on-line a segunda via
17/02/2017 09:08:12

:: Confira dicas para curtir o Carnaval sem causar danos à saúde
17/02/2017 09:04:03

:: Concessionária interdita passagem inferior do Trevo do Carrefour, no km 133 da rodovia Dom Pedro I
17/02/2017 08:47:37


Motorista infarta e morre ao bater caminhão na Fernão Dias em Atibaia
1368 visitas
Mulher é atropelada e motorista foge sem prestar socorro no Jardim Paulista
955 visitas
Criança de cinco anos morre em acidente na Dom Pedro em Nazaré
662 visitas
PAT de Bragança Paulista está com 200 vagas de emprego abertas
583 visitas
Carro pega fogo na rodovia Dom Pedro I
534 visitas

publicidade