| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

11/01/2017 10:35:13


Artigo: Organizações Flexíveis

Por: Robson Paniago é professor da IBE-FGV, doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del Museo Social Argentino

Trabalhadores permanentes limitam as opções de gerentes que estão diante de um mercado em constante mudança. Para reduzir custos e aumentar a flexibilidade, muitas companhias estão convertendo empregos permanentes em empregos temporários ou contratos de trabalho por tempo determinado.

As organizações têm reagido à diversidade multicultural e às mudanças na composição da força de trabalho de diversas maneiras: implementando, por exemplo, programas para aumentar a consciência e a compreensão da diversidade, e reduzir os estereótipos.

Muitas companhias têm respondido ao aumento do número de mulheres trabalhadoras e de casais com duas carreiras com programas de benefícios “favoráveis à família”: assistência pediátrica e geriátrica, por exemplo, horários flexíveis, compressão da semana de trabalho, licenças não remuneradas e assistência à relocação de membros da família dos funcionários.

A maioria das 500 maiores da Fortune realizou cortes drásticos em seu pessoal. Os críticos acreditam que a redução em massa é uma moda passageira, uma maneira de aumentar o retorno do investimento para os acionistas.

Os seus partidários dizem que ela é necessária para manter a competitividade em um mercado global em rápida transformação. Dados recentes sugerem que a maioria das organizações utiliza o processo estrategicamente, reduzindo operações que ficaram com excesso de pessoal e, ao mesmo tempo, aumentando pessoal em áreas que adicionam valor.

O processo de reengenharia é a resposta de uma companhia a mudanças rápidas e drásticas no mercado.A reengenharia pede que os gerentes repensem a natureza da organização e reinventem os processos para produzir e distribuir bens ou serviços.

Ao praticá-la, os gerentes consideram como seriam os processos de trabalho e as estruturas organizacionais se estivessem recomeçando. Seus adeptos acreditam que, com o passar do tempo, as organizações desenvolvem processos e depois se algemam a eles apesar de mudança nas condições.

O crescimento de conglomerados como o Grupo Votorantim, a ITT ou a Litton Industries reforçaram a convicção que vigorava nos anos 1970: as organizações eficazes eram diversificadas; em outras palavras, elas reduziam seus riscos mediante a participação em múltiplos negócios.

As organizações contemporâneas se dedicam a competências centrais – aquilo que elas fazem melhor – e liquidam ou fecham negócios periféricos.

Leia mais:

Artigo: 'Novo' Refis chega e frustra as expectativas
Artigo: Organização e disciplina são os principais desafios do planejamento financeiro
Artigo: Sete dicas para eliminar desperdícios na empresa
Artigo: Como alcançar suas metas em 2017
Artigo: Desemprego e dívidas deixam consumidor mais cauteloso neste Natal

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade

publicidade

Busca de notícias:

 

NOVO!
CLASSIFICADOS!

Classificados gratuitos do portal
Atibaia.com.br!

 

 

Banco de Empregos
Total de vagas: 357

 

publicidade

últimas notícias

:: Casa do Caminho retoma o atendimento espiritual mensal
23/01/2017 16:24:47

:: Sisu 2017: Divulgado calendário do primeiro processo seletivo do ano
23/01/2017 14:50:34

:: São Bento bate Atibaia em jogo-treino de preparação para o Paulistão
23/01/2017 13:47:48

:: Procon-SP: Vai viajar? Saiba como economizar suspendendo alguns serviços
23/01/2017 13:37:55

:: Chuva deve continuar nos próximos dias na região
23/01/2017 13:25:21


Chuva não para no estado de São Paulo e rios transbordam
1117 visitas
Nova empresa poderá assumir transporte público da cidade
810 visitas
Defesa Civil dá orientações em caso de chuvas fortes e situações de emergência
809 visitas
Nazaré Paulista reduz valor da tarifa do transporte coletivo para R$ 2,65
506 visitas
Córrego transborda e alaga casa em 2 bairros em Bom Jesus dos Perdões
473 visitas

publicidade