| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

13/11/2017


Alerta sobre queimadas urbanas em Atibaia: prática é proibida por lei

O uso de fogo para a limpeza de terrenos é um costume no município, responsável por diversos danos socioambientais. Essa prática é proibida e os infratores estão sujeitos às sanções previstas na legislação. A denúncia pode ser feita pelo telefone 0800.77.33.996.

A partir da promulgação da Lei Municipal n° 4.037, de 19 de outubro de 2011, e do Decreto Municipal n° 6.670, de 19 de janeiro de 2012, o Setor de Fiscalização de Meio Ambiente da Prefeitura passou a fiscalizar e autuar as ações de queimadas provocadas em área urbana do município.

Neste ano, houve aumento na incidência de queimadas no município: no período de julho a setembro de 2017 foram registradas 77 queimadas e queima de resíduos em área urbana, enquanto no mesmo período de 2016 houve 36 constatações.

De acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a fumaça produzida pela queimada urbana produz substâncias químicas que penetram no solo e nas plantas, expondo as pessoas ao risco de adoecerem tanto pela inalação quanto pela ingestão de alimentos contaminados.

As queimadas também provocam diversos danos ao meio ambiente, como: poluição do ar; aumento da liberação de dióxido de carbono (CO2), uma das principais causas do aquecimento global; diminuição da fertilidade do solo; poluição de nascentes, águas subterrâneas e rios por meio das cinzas; redução da cobertura vegetal; destruição de habitats naturais; extinção de espécies da fauna e flora, entre outros. Recentemente, em decorrência de consecutivos focos de incêndios nas áreas florestais do município e região, um filhote de onça parda buscou abrigo na área urbana de Atibaia.

Os incêndios florestais e as queimadas urbanas estão entre os principais fatores de degradação ambiental. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, as queimadas poluem mais que automóveis e fábricas, que apresentam combustão de forma criteriosa, com tecnologia de ponta, além do uso de catalisadores e filtros.

Leia mais:

Alunos plantam mudas para reflorestar área queimada no parque do Itapetinga em Perdões
Escola de Jarinu que teve sala totalmente queimada por vândalos retoma aulas
Vereadores discutem soluções para as queimadas da Pedra Grande
Vereador aponta necessidade de substituição de lâmpada queimada em via do Itapetinga
Com recorde de queimadas no Corredor Dom Pedro, julho supera o acumulado do ano

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade