| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

20/11/2017


Comitê de Direitos Humanos da FAAT promove Semana da Consciência Negra

Por: Marta Alvim - Assessora de Imprensa Colégio FAAT

A Semana da Consciência Negra da FAAT acontece de 18 a 22 de novembro e reunirá palestra, exposição fotográfica, teatro, musica e apresentação de Rap. O evento tem como objetivo valorizar e promover reflexão sobre a questão racial no Brasil.

Abrindo a semana, em 18 de novembro (sábado), a partir das 10h, no auditório do Campus Dom Pedro, Raphael Cruz, mestre em Relações Internacionais, professor da FAAT, pesquisador de políticas públicas e membro do Comitê de Educação em Direitos Humanos, ministra a palestra  “Consciência Negra e Direitos Humanos”. Segundo Cruz” dois temas de muita responsabilidade e de conexão mutua que precisam ser tratados”.


Raphael Cruz

O evento contará com a participação do rapper GAV (Guiando Almas Vazias) acompanhado do Dj Lobo. GAV começou a sua trajetória no rap em 2012 sob a influência de seu irmão mais velho e em 2014, lançou seu primeiro EP intitulado “Se Encontre”. É idealizador do projeto “A Rua Fala”, um coletivo que tem o objetivo de apresentar a cultura do Hip Hop aos moradores do bairro Jardim Rincão, onde ele reside, trazendo grupos ou Mc’s que estão em evidencia no Rap e o movimento Hip Hop em geral. Em fevereiro de 2017, foi finalista do Festival Sons da Rua, no qual dividiu o palco com artistas renomados, como: Emicida, Rael, Criolo e Marechal.

O grupo Ylé Pedra Branca apresenta a peça “No Caminho das Águas”, que tem por objetivo enaltecer o líquido mais precioso que temos – “a água”. O grupo homenageia as mulheres.


Rapper GAV (Guiando Almas Vazias)

De 18 a 28 de novembro, na Biblioteca João Pereira Dias, acontece a exposição Projeto Fotográfico “Paleta Negra”, desenvolvido pela fotógrafa Rosana Guimarães, que é participante do projeto “Na Quebrada” desenvolvido pelo CEPE. O projeto foi criado em fevereiro de 2017 e aborda o colorismo mostrando o empoderamento das mulheres negras de Atibaia e região em capas de revistas. Ao comentar sobre colorismo Rosana explica que quanto mais retinta a pele mais racismo a pessoa passa. “No Brasil, a palavra negro para muitas pessoas é ofensiva, pois, aqui culturalmente, socialmente e verbalmente ela está atrelada ao negativismo”, ressalta. A ideia do projeto é mostrar exatamente o oposto deste pensamento.

A Quarta Cultural especial da Semana da Consciência Negra (22), acontece das 21h às 21h20 e traz o cantor e compositor Kinho Nascimento (violão e voz) acompanhado de José Januário, na percussão. No repertório, clássicos da Música Popular Brasileira. Kinho é formado em canto pela Fundação das Artes de São Caetano e José Januário é professor de bateria e já tocou com grandes nomes, como o cantor Zé Ramalho.

Para Gilvan Elias Pereira, Diretor Acadêmico da FAAT, a Semana de Consciência Negra é muito importante para a Instituição e para a comunidade, pois esse tema atinge diretamente a sociedade. “Falar sobre a questão racial desperta nas pessoas a reflexão sobre a importância de se debater sobre esse assunto”, ressalta.

A Semana de Consciência Negra é promovida pelo Comitê de Direitos Humanos da FAAT. O Comitê tem por finalidade fomentar ações voltadas às questões de Direitos Humanos, sendo uma adesão ao pacto nacional de Educação em Direitos Humanos do Ministério da Educação (MEC).

O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações: www.faat.com.br ou (11) 4414 4140
 

Leia mais:

FAAT comemora 10 anos entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil
FAAT alcança resultados expressivos nos Exames de Suficiência em Ciências Contábeis
Processo para autorização do Curso de Enfermagem da FAAT avança
FAAT consegue importante conquista e avança para se transformar em Centro Universitário
FAAT lança Vestibular 2018 com novo curso e índices de excelência do MEC

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade