| COMO CHEGAR | FAVORITOS | CONTATO | ANUNCIE | TELEFONES ÚTEIS |
NEWSLETTER
   

23/11/2017


Campanha Fique Sabendo será realizada em Atibaia

De 27 de novembro a 1º de dezembro acontece em todo o Estado de São Paulo a campanha "Fique Sabendo", em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado justamente em 1º de dezembro. A campanha visa intensificar o diagnóstico de infecções por HIV, Hepatites B e C e Sífilis – transmitidas por sexo sem proteção ou por contato com seringas, agulhas e outros instrumentos cortantes – além de promover conscientização junto ao público com divulgação de informações sobre métodos preventivos. Atibaia é um dos municípios paulistas que, a convite do Governo do Estado, realiza a campanha, com testes gratuitos em todas as unidades de saúde.

No sábado, dia 25 de novembro, de forma antecipada à campanha, as ações serão desenvolvidas nas seis maiores unidades da rede de saúde de Atibaia: UBS Portão, USF Imperial, UBS Caetetuba, UBS Alvinópolis, UBS Centro e UBS Tanque. Na mesma data ainda serão realizadas diversas atividades para promoção da saúde, como: vacinação contra HPV; vacinação contra Febre Amarela; ações de saúde do homem em alusão ao Novembro Azul, como coleta de PSA para homens com mais de 50 anos; verificação de pressão arterial e diabetes (o mês de novembro também é o mês do Diabetes); entre outras.

Durante a semana, todas as unidades da rede de saúde de Atibaia participarão da campanha. Os testes serão ofertados durante todo o período de atendimento das unidades, sem necessidade de agendamento para a realização.

A Secretaria de Saúde de Atibaia solicita ao usuário que comparecer a uma unidade de saúde do município a apresentação de um documento com foto. Antes da testagem, o usuário recebe aconselhamento prévio e abordagem consentida. O resultado do teste é individual e sai em alguns minutos. Caso seja positivo (para Aids, Hepatite, Sífilis, entre outras transmitidas por sexo), o usuário recebe aconselhamento e é orientado a passar em consulta médica no ambulatório de infectologia, para fazer novos exames, acompanhamento e tratamento adequado, se indicado.

Em 2014, o Departamento Nacional de IST/Aids e Hepatites Virais assumiu, frente à comunidade internacional, o desafio proposto pela Unaids de atingir, até 2020, a meta 90/90/90: 90% das pessoas com HIV conheçam seu estado sorológico positivo para o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebam tratamento antirretroviral ininterruptamente; e 90% das pessoas em tratamento apresentem carga viral indetectável. Mais recentemente nova meta foi acrescida: zero discriminação.

Em 2017 novamente o tema da campanha é “Fique Sabendo – Faça o teste da Aids; Saber faz a diferença”, para que mais pessoas tenham ciência, por simples e rápida testagem, de que se encontram portadoras, permitindo o início precoce do tratamento e evitando maior transmissão. Atibaia é um dos municípios que participa todos os anos da campanha, este ano em sua 10ª edição.

No que diz respeito às Hepatites Virais B e C, houve considerável avanço com a disponibilização de novos esquemas de tratamento, que podem alcançar altos índices de cura, sendo o diagnóstico o primeiro passo. Atualmente, há medicamentos de uso oral por tempo mais curto e com menos efeitos colaterais. No último dia 7 de novembro, foi publicada a Lei nº 13.504/17, que instituiu a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada "Dezembro Vermelho".

No período da campanha será utilizado o Teste Rápido Diagnóstico HIV para Fluido Oral, conforme orientação do Ministério da Saúde; o Teste Rápido Diagnóstico para Sífilis; e os Testes de Triagem para Hepatite B e C, realizados com uma simples picada na ponta do dedo.

Leia mais:

Campanha do Refis em Atibaia termina no dia 18 de janeiro
Campanha “Setembro Verde”, que busca promover a inclusão da pessoa com deficiência no município, foi aprovada pela Câmara
Participe da campanha "Sacolinha do Bem" da Casa de Davi
Centro de Apoio ao Portador de Câncer pede colaboração para Campanha de Natal
Melhor atleta de águas abertas do mundo é madrinha da Campanha de Natal da ABRAPEC em Atibaia

 

Compartilhe este texto:

|

 

COMENTAR >>

Os comentários e textos assinados por colaboradores ou assessorias de imprensa não refletem, necessariamente, a opinião do portal www.atibaia.com.br. Todas as informações são de integral responsabilidade de seus autores.

 

publicidade